![]() |
Empresa adquiriu a Vale Fertilizantes em janeiro de 2018 (Foto: Vieira Neto) |
A empresa Mosaic Fertilizantes, localizada em Rosário do Catete, deve demitir cerca de 400 funcionários até junho deste ano, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Minerais não Metálicos do Estado de Sergipe (Sindimina). Na semana passada, foram 83 demissões de celetistas.
O Sindimina se reuniu nessa última segunda-feira, 19, com o Governador Jackson Barreto para falar sobre o caso. O gestor ficou surpreso com a alegação porque, segundo ele, em janeiro, houve uma reunião com a empresa “que se mostrou comprometida em incentivar o progresso do nosso estado, assim como preservar os empregos”, disse Jackson. O governador também garantiu que entrará em contato com a Mosaic.
![]() |
Sindimina se reuniu ontem com o Governador para falar sobre o caso (Foto: ASN) |
A empresa Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, adquiriu a Vale Fertilizantes em janeiro de 2018. Na ocasião, ela se comprometeu em manter os empregados da gestão anterior. Atualmente, o Polo de Rosario do Catete conta com aproximadamente 800 funcionários diretos.
Durante o processo de demissão, a empresa procurou o sindicato para oferecer dois salários mínimos e seis meses de plano de saúde. O acordo não foi aceito pela categoria. “Quando uma empresa grande começa a demitir os funcionários assim, o segundo passo é desligar os terceirizados”, ressaltou o diretor financeiro do Sindimina Luismar Sousa.
Segundo o Sindimina, a meta da empresa é acumular 400 demissões até junho. A afirmação não foi confirmada pela Mosaic. Procurada, a assessoria de comunicação localizada em Rosário informou que outros representantes entrariam em contato com o Portal Infonet para dar um posicionamento. Até a publicação da matéria, não recebemos um retorno da empresa. Permanecemos à disposição através do telefone (79) 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br.
A Mosaic enviou nota ao Portal Infonet na manhã da quarta-feira, 21, informando que está realizando uma reestruturação na equipe. Confira a nota na íntegra:
"Visando à sustentabilidade de suas operações e prezando pela transparência com seus funcionários, a Mosaic Fertilizantes informa que está realizando uma reestruturação em sua equipe do Complexo de Taquari-Vassouras. Para mitigar os impactos junto aos funcionários e demais públicos, a empresa está agindo de forma respeitosa, transparente e responsável.
A empresa reforça que esta ação não está ligada ao processo de análise de viabilidade de Carnalita, que continua em andamento.
É objetivo da Mosaic Fertilizantes manter uma operação segura e produtiva, que proporcionará a continuidade de suas operações no longo prazo."
por Jéssica França
Com informações da ASN
*A matéria foi alterada as 10h do dia 21 de ,arço para inclusão de nota da Mosaic Fertlizantes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B