Armaria: o criador do Bode Gaiato está em Aracaju

Breno Melo comemora o sucesso com a criação do Bode Gaiato (Fotos: Portal Infonet)

Nem ele imaginava que a vontade de fazer sucesso por meio da Internet [sonho de muitos jovens] viesse ser concretizada de uma maneira tão rápida. Com 19 anos à época e em férias do curso de Engenharia Elétrica que fazia no Recife (PE), Breno Melo escolheu um personagem fictício, deu o nome de Bode Gaiato e criou uma página no Facebook, com tiradas e termons comuns na região Nordeste, como o "Armaria, nãm".

E não é que deu certo? São quatro milhões e 260 mil curtidas, sem contar com patrocinadores de grandes marcas. O jovem empresário será um dos palestrantes na noite desta sexta-feira, 21, no Teatro Tobias Barreto, como parte da programação do Encontro de Jovens Empreendedores de Sergipe, realizado pelo Sebrae.

“No começo eu não imaginava que ia fazer esse sucesso todo. Eu estudava Engenharia Elétrica no Recife, onde nasci e estava de férias em janeiro de 2013. Toda pessoa que é envolvida com redes sociais tem vontade de fazer sucesso. Veio logo na cabeça a imagem de um bode, que é o ícone do Nordeste, criei a página e fiquei surpreso. Na primeira postagem, o pessoal já compartilhou, já viralizou e com uma semana, já eram 10 mil seguidores. Em um ano [de abril para maio], a página já tinha um milhão de seguidores. Em menos de dois anos, já são mais de quatro milhões”, comemora Breno Melo.

Zefinha deixando o Bode Gaiato de Couro Quente

Indagado sobre as criações, ele contou que no início eram todas de sua autoria, mas agora as sugestões chegam diariamente. “Hoje os fãs ajudam dando sugestões, a metade das postagens são dos seguidores”, diz.

Patrocínios

Com tantas visualizações foi inevitável a procura, inicialmente por pequenas empresas, mas agora por grandes marcas. E quem não quer ter o seu produto visto por milhares de pessoas? Para se ter uma ideia, nas últimas semanas, moradores do Estado de São Paulo foram os que mais interagiram, com mais de um milhão de visualizações.

“Atualmente eu vivo disso. Tranquei a faculdade e vou aproveitar esse momento. Desde o começo da página surgiram empresas querendo patrocina, hoje contamos com grandes marcas a exemplo de Guaraná Antárctica, Kaiser, Biss”, destaca.
Perguntado sobre o que os pais acharam com a criação da página, ele foi enfático: “Na verdade, meus pais só ficaram sabendo quando eu fui dar a primeira entrevista. Minha mãe quando soube perguntou: sobre o que? E quando eu disse ela perguntou de novo? Sobre aqueles bodes todos que você fica vendo no computador?”, risos.

Tiradas

Temas da atualidade nas tiradas

Armaria, um termo nordestino muito utilizado nas tiradas do bode

Com a página no Facebook, o humor vai sendo espalhado por meio de tiradas simples que falam sobre o cotidiano, principalmente nordestino e sobre assuntos da atualidade como provas do Enem e eleições. A expressão "Armaria, nãm" [Ave Maria, Não], é comum no estados do Ceará e Piauí.

E com isso, o bode e toda a família, vão conquistando um número cada vez maior de seguidores que adoram as postagens, principalmente quando “Zefinha” [a mãe do bode], faz ele “dormir de couro quente”.

O criador conquistou recentemente o Prêmio Jovem Brasil do Ano, na categoria Internet.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais