As vendas de combustíveis em Sergipe recuaram em abril

A gasolina registrou venda superior a 32,3 milhões de litros (Foto: Arquivo Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas de combustíveis, no quarto mês do ano, se aproximaram de 73,7 milhões de litros, assinalando uma queda de 4,7%, em relação ao mês anterior, março de 2016. Na comparação anual, abril de 2015, a baixa foi de 7,2%.

Com os dados de abril, as vendas de combustíveis, nos quatro primeiros meses do ano, somaram 298,1 milhões de litros, assinalando queda de 7,3% quando comparado com o mesmo período de 2015.

Combustíveis comercializados

A gasolina registrou venda superior a 32,3 milhões de litros, no quarto mês do ano corrente. Em termos relativos, houve retração de 1,8% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. Sobre o mês imediatamente anterior a queda foi de 5,1%. De janeiro a abril do ano andante, as vendas totalizaram 129,8 milhões de litros, permanecendo menor que as vendas registradas no mesmo período do ano anterior, ficando 1,4% menor.

A comercialização do etanol hidratado assinalou baixa de 52,5% no mês de abril, quando confrontado com o volume de vendas de abril de 2015. Na comparação com o mês de março, de 2016, a queda foi de 18,4%. Em volume, as vendas ficaram em 1,9 milhão de litros, somando no primeiro quadrimestre 10,2 milhões de litros.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 27 milhões de litros, no quarto mês de 2016. Em termos comparativos, verificou-se retração de 9% em relação a abril do ano que findou. No comparativo com março último, também se notou retração, porém de 2,1%. Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas chegaram a 106,5 milhões de litros, 12,3% menor que as vendas registradas no mesmo período do ano passado.

O combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, obteve vendas de 1,8 milhão de litros, em abril de 2016, apresentando queda de 7,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, março último, registrou-se declínio de 24%. Porém, no quadrimestre as vendas passaram de 10,1 milhões de litros, um crescimento de 3,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: UNICOM/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais