Atenção para as despesas do início de 2012

Economista diz que é possível pagar e economizar (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Após as festas de Natal e Ano Novo, o mês de janeiro é considerado por muitos consumidores como um dos mais apertados financeiramente. No início do ano, pagamentos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos), matrícula e material escolar pesam no bolso.

O Portal Infonet traz algumas dicas de como pagar todas as despesas e ainda economizar durante o ano. Para o coordenador do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rodrigo Rocha P. Lima, 2012 começa com elevações dos impostos.

“A expectativa do mercado com base no último Boletim Focus do Banco Central apontava que os preços administrados, aqueles que são insensíveis às variações de oferta e procura, sendo assim estabelecidos por contrato ou órgão público sofreriam elevação de 4,5% em 2012. Dentre os preços administrados constam o IPVA e o IPTU, portanto é de se esperar um aumento nesse valor ou mesmo superior a expectativa do mercado”, analisa o economista que ressalta aumento também no material escolar.

A diretora do Procon em Sergipe, Gilza Brito

“Os materiais escolares devem ter como média de reajuste inicial o índice oficial de inflação do país que deverá sofrer variação de 6,5% ou um pouco mais em 2011. Mas é importante o consumidor pesquisar os preços e se antecipar nas compras, pois os mesmos sofrem reajustes geralmente no início do ano, devido também ao peso da carga tributária nesses produtos. Só a caneta tem um peso tributário de 47,49% no seu preço segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário)”, frisa.

Sobre a compra do material escolar, a diretora do Procon em Sergipe, Gilza Brito, diz que as escolas não podem cobrar material de uso coletivo, como papel higiênico ou caneta piloto. “As escolas não podem cobrar nenhum material que seja de uso coletivo dos alunos e os pais devem ficar atentos a lista pedida pelas escolas. Em relação aos livros de romance, a escola também não pode exigir a editora. Qualquer dúvida o consumidor deve ligar para o Procon, por meio do 079 32115216 que vamos tirar as dúvidas”.

O economista Rodrigo Rocha P. Lima (Foto: divulgação)

Economizar

Mesmo com as despesas fixas Rocha diz que é possível economizar na hora de efetuar os pagamentos. “Despesas como IPTU, matrícula e material escolar são comuns no início de ano, então o consumidor deverá preferencialmente pagá-las à vista no caso das despesas escolares, situação em que terá maior poder de barganha em relação a descontos. O décimo terceiro salário poderá ser utilizado para estas despesas em detrimento de compras de produtos supérfluos, comuns na época das festas de fim de ano”, aponta.

Férias

O início do ano é também uma ótima oportunidade para programar as férias. Segundo o economista é possível planejar uma viagem mesmo com orçamento apertado. “Para isso é importante pesquisar preços, condições de pagamentos, promoções, utilização de programas de milhagens de companhias aéreas, enfim alguma dessas situações que possam baratear os custos das despesas com passagens e hospedagens, por exemplo. É importante ainda planejar com antecedência a viagem, para não correr o risco de comprar pacotes mais caros, muitas vezes utilizando parcelamento da despesa no cartão de crédito que no retorno da viagem, podem pesar no orçamento familiar. É interessante ainda, fazer o compromisso de poupar certo valor com essa finalidade específica, para não correr o risco de gastar o dinheiro em produtos ou serviços dispensáveis no dia-a-dia”, recomenda.

Aplicação

Se você recebe um salário mínimo e planeja as férias ou a compra de um bem de consumo durável, Rodrigo Rocha P. Lima, orienta que o meio de aplicação. “A poupança ainda é a melhor opção pra quem ganha um salário mínimo, rendendo em média 0,5% ao mês e 6% ao ano, acrescidos da TR (taxa referencial)”, fala.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais