Bairro Industrial deve receber shopping até 2014

Terreno para construção já está sendo preparado (Fotos: Portal Infonet)

Apesar de a carta-convite ainda estar sendo aprovada no Banco do Nordeste, os preparativos para a construção de um novo shopping center no bairro Industrial já foram iniciados. O empreendimento é de propriedade de um empresário sergipano, e a ideia é que a construção siga o estilo do Shopping Iguatemi, localizado em Salvador (BA). A inauguração deve acontecer em 2014.

O shopping terá três pavimentos, com expectativa de instalação de 200 lojas. Âncoras, fast-foods, restaurantes, cinema e parque estão inclusos no projeto. O estacionamento terá capacidade de 1.400 vagas e o investimento deverá ser da ordem de R$ 85 milhões.

De acordo com informações da Secretaria da Indústria e Comércio (Sedetec), será um shopping center de porte médio, voltado para a classe média. Como novidade, o empreendimento traz o foco no público feminino. A estimativa é de que 65% das atrações do shopping tenham a mulher como alvo de interesse.

Discussões

Moradores temem derrubada da Igreja

O empreendimento deverá ser erguido na área em que atualmente se situa o prédio desativado da fábrica Sergipe Industrial SA. Máquinas já estão no local para preparar o terreno e parte do imóvel já foi derrubado.

Segundo o comerciante Genilson Moura, cujo ponto se localiza em frente à antiga fábrica, as máquinas se instalaram na área há mais de duas semanas. Alguns moradores teriam chegado a organizar um abaixo-assinado para que a igreja São João Batista, localizada nos fundos da fábrica, não fosse derrubada.

“O que eu escutei é que vão derrubar a fábrica, mas como o pessoal pediu, eles não vão mexer na igreja. Até agora ninguém chegou para dizer nada oficialmente, a gente só ouve os boatos. Eu sei é que a poeira está atrapalhando o comércio, entrando na casa dos moradores”, afirma o senhor Genilson.

Shopping será erguido em lugar do antigo prédio da fábrica Sergipe Industrial SA

Além do receio da comunidade, a construção do novo shopping conta ainda com a objeção de alguns grupos. Salientando a importância da fábrica para a história do movimento operário e para a expansão dos bairros Industrial e Santo Antônio, um abaixo-assinado reivindica o tombamento do prédio da Sergipe Industrial como Patrimônio Histórico do Estado.

O manifesto já reúne mais de 400 assinaturas, e é de autoria dos historiadores Antonio Lindvaldo Sousa e Craudefranklin Monteiro Santos. O documento data de 2011, em uma iniciativa dos representantes do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS).

Arquidiocese

Sobre a possível derrubada do prédio da igreja São João Batista, a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Aracaju afirma não ter sido notificada sobre tal intento.

Por Nayara Arêdes e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais