Balança ajuda consumidor a verificar peso cobrado

Representantes da Emsurb, Procon compareceram ao mercado (Fotos: Portal Infonet) 

Consumidores de Aracaju terão a oportunidade de conferir se o peso cobrado pelo comerciante é compatível com a compra feita. Para isso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) instalou no Mercado Albano Franco nesta quarta-feira, 23, duas balanças aferidas pelo Inmetro, onde o consumidor poderá a partir de agora aferir se o peso indicado é realmente o que está sendo comprado. Serão pesados produtos de hortifrutigranjeiros, carnes e peixes.

As balanças estarão instaladas no Mercado Albano Franco [setor de carne e outra hortifrutigranjeiro], uma no mercado do Augusto Franco, outra no Bugio e a última no Bairro América. Além disso, serão disponibilizados o número do Procon Municipal [3179-6040] para que o consumidor possa fazer a denúncia, caso se sinta lesado.

De acordo com o presidente da Emsurb, Joao Paulo Sobral Bispo, a implantação da balança foi um clamor da população. “Essa foi uma solicitação dos consumidores à prefeitura. Essas balanças estão aferidas pelo Inmetro é é uma garantia do real preço cobrado. A população também tem como denunciar na Emsurb e ao Procon”, conta.

Procon

A balança servirá para a conferência do consumidor 

Segundo Francisco da Costa, supervisor do PROCON municipal, a população também pode fazer a sua parte. “Vai ter aqui um fiscal da Emsurb e o telefone do Procon. Caso o peso não confira com o vendido, a pessoa deve ligar para o PROCON e se constatado o erro, o comerciante receberá uma advertência e até um auto de infração”, esclarece.

Caso o erro persista por parte do vendedor, ele poderá ter a concessão do espaço público repassado para outra pessoa, segundo informou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos Santos, o ‘Branca de Neve’.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais