Bancários de SE estão preocupados com planos de saúde do BB e Caixa

Bancários dizem que o Governo Federal quer acabar com os planos de saúde estatais (Fotos: Valelo Pardo/Pixabay)

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) está preocupado com o futuro dos planos de saúde Cassi, do Banco do Brasil, e Saúde Caixa, da Caixa Econômica Federal. A presidente do Seeb/SE, Ivânia Pereira, revela que o Governo Federal quer encerrar os planos de saúde estatais e estimular que a adesão aos planos de mercado.

De acordo com Ivânia Pereira, é preciso uma auditoria na gestão do plano Cassi, que alega problemas com recursos financeiros no Plano de Associados. “Nós compreendemos que há a necessidade de auditar a gestão dos planos e verificar se há inconsistência na compra dos serviços. O banco alega que há um déficit nos recursos financeiros e que são necessários ajustes, só que os empregados do banco estão querendo contribuir financeiramente, pois querem a redução da crise no plano”, comenta.

A Confederação Nacional dos Bancários (Contraf) pediu a prorrogação o “Memorando de Intenções” que garante os recursos adicionais para a Cassi até dezembro de 2022, mas o pedido foi negado pelo Banco do Brasil.

No caso do Saúde Caixa, conforme Ivânia Pereira, a preocupação é a não assistência aos novos funcionários, o que descumpre o acordo coletivo de 2018. “No último concurso da Caixa, o plano de saúde não estava previsto no edital, mas o acordo coletivo firmado ano passo estendeu a assistências para os aprovados. Infelizmente, atualmente, os novos empregos estão desassistidos”.

A principal preocupação dos bancários é evitar a descontinuidade dos planos. “Não se trata somente da vida do empregado, mas de sua família. Com o plano, o funcionário tem assistência de saúde mais próxima, inclusive com mais facilidade para realização dos exames periódicos obrigatórios. Além disso, a manutenção dos planos reduz o absentismo dos empregados por doenças ou por acompanhamento de familiares, já que todos estarão devidamente assistidos”, explica.

Representantes do Sindicato dos Bancários vão percorrer agências bancárias do BB e Caixa nesta terça-feira, 17, para compartilhar com a categoria detalhes das negociações e a preocupação com a possível suspenso dos planos de saúde.

O Portal Infonet entrou em contato com as assessorias de imprensa da Caixa e BB, mas até o fechamento desta matéria, não houve resposta. A equipe de reportagem do Portal Infonet continua à disposição por meio do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

por Verlane Estácio

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais