Banco Central não cobra taxa por Sistema de Valores a Receber

Chatbots maliciosos simulam site do Governo Federal para aplicar golpes (Foto: Marcelo Casal Jr/Arquivo Agência Brasil)

Golpistas estão cobrando taxa indevida por meio de sites falsos. Usando a tecnologia de chatbot, essas páginas maliciosas levam pessoas a pagar para terem acesso a supostos valores que possuem em contas bancárias. Além do pagamento indevido, as pessoas também acabam expondo seus dados.

Sistema de Valores a Receber do Banco Central pode ser consultado sem pagamento algum de taxa no site do órgão. Por meio dele, o usuário pode consultar eventuais valores em contas registradas em seu nome por meio do CPF. O próprio site do Banco Central oferece um espaço para a solicitação dos valores, sendo necessário ter acesso a uma conta Gov.Br (nível prata ou ouro).

O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor.

Fique atento para não cair em golpes:

● O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o valoresareceber.bcb.gov.br

● Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

● O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

● Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha.

● NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

Fonte: Governo Federal

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais