Bancos podem antecipar devolução do IR ao contribuinte

Economistas recomendam opção para quem tem dívidas com cartões e cheque especial
Começou nesta semana a maratona para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2007, ano-base 2006. A Receita Federal avisa que quanto antes o contribuinte fizer a declaração, maior é a probabilidade de que seja restituído mais cedo, podendo até mesmo ser incluído no primeiro lote, previsto para sair no dia 15 de junho.

No entanto, outra opção para adiantar o prazo está sendo oferecida por alguns bancos, que antecipam a devolução do imposto, apesar de esta não ser uma alternativa recomendada para qualquer contribuinte. Alguns especialistas econômicos dizem que este é um empréstimo como qualquer outro, porém, com uma taxa de juros mais baixa.

Para solicitar o valor, que pode chegar à restituição integral do IR, o contribuinte precisa tomar alguns cuidados. A linha de crédito dos bancos é recomendada para os contribuintes que têm dívidas com cartões de crédito e cheque especial, pois a espera pela restituição só ampliará o valor da dívida, por causa dos juros.

Então, se o valor dos juros for menor recorrendo aos bancos, esta pode ser uma opção viável. O banco usa a garantia que o contribuinte vai receber a restituição para baixar a taxa de empréstimo.

Instituições exigem que cliente abra conta
Uma das coisas que as instituições financeiras exigem é que se coloque a conta no banco onde se quer fazer o empréstimo para ser debitada a restituição, porque desta forma os bancos têm a garantia do retorno do empréstimo. No Banco do Brasil, por exemplo, o contribuinte consegue antecipar até 70% da restituição, com taxas que variam entre 2,75% e 2,65% ao mês.

Já o Bradesco anunciou oferece uma linha de crédito com taxa de 2,89 a 2,99% ao mês. No banco, os contribuintes conseguem atencipar até 100% do valor do imposto. Para contar com o empréstimo, que tem valor máximo de R$ 20 mil, o contribuinte precisa ser cliente do banco e pegar a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC), que é de R$ 40. O Itaú, por sua vez, confirmou que terá uma linha de crédito especial de atencipação de restituição do IR, mas por enquanto não divulgou detalhes do programa.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais