BNDES disponibiliza linhas de crédito para empresários sergipanos

Ricardo Torres em palestra

Empresários sergipanos conheceram nesta quarta-feira, 27, as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte . Durante palestra realizada na sede do Sebrae, o diretor da instituição financeira, Ricardo Torres Rodrigues, expôs os benefícios da contratação de empréstimos junto ao órgão estatal, como taxas de juros reduzidas e maiores prazos para pagamentos.

Atualmente quatro linhas voltadas à produção e compra de equipamentos novos, certificação, ao financiamento de pesquisas, projetos de investimento e capital de giro estão sendo disponibilizadas pelo banco. Denominadas BNDES Automático, PSI Bens de Capital, Progeren e Finame, as modalidades permitem ao empresário obter recursos com taxas de juros que variam entre 0,53 a 1,13% ao mês, pagamento em até 120 meses e carência de até dois anos.

“Podem solicitar apoio financeiro empresas, cooperativas, fundações, empresários individuais inscritos com CNPJ, pessoas jurídicas de direito público e pessoas físicas cadastradas como produtores rurais, para investimentos no setor agropecuário”, explicou o diretor.

Os interessados devem se dirigir às instituições financeiras credenciadas (Banese, BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, BicBanco,Itaú, Santander e HSBC),onde serão informados sobre a documentação necessária ao empréstimo dos recursos, análise de concessão do crédito e negociação das garantias. Depois de aprovada, a operação será encaminhada para homologação e liberação do dinheiro por parte do BNDES.

Mais opções

Uma outra ferramenta oferecida aos empresários  durante a palestra promovida pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies) é o Cartão BNDES.  Com funcionamento semelhante aos cartões tradicionais, a modalidade garante até R$ 500 mil de crédito, com prazo de pagamento em até 48 meses, em prestações fixas e iguais, taxa de juros de 1,01 % ao mês e isenção de anuidade.  O cartão pode ser utilizado na compra de 110 mil itens de variados setores, expostos no Portal de Operações do BNDES  pelos fornecedores credenciados.

Micro, pequenas e médias empresas que exerçam atividades econômicas apoiadas pelo banco e que estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais podem ter acesso ao produto. Outra exigência é que os empresários tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. A solicitação do cartão deve ser feita através do Portal.

Sobre a modalidade, Ricardo Rodrigues enfatizou a necessidade de expandi-la no estado. Até 2010 apenas 1.667 das cerca de 27,4 mil micro e pequenas empresas sergipanas contavam com o cartão BNDES. No mesmo ano foram realizadas 1.240 operações, responsáveis pela movimentação de R$ 21,7 milhões.

Uma parceria entre o Sebrae e o banco está sendo firmada para que os empresários possam utilizar o cartão na aquisição dos serviços  de tecnologia oferecidos pela entidade sergipana.  Ao final do evento, representantes de diversas instituições financeiras ofereceram atendimento aos empreendedores para esclarecer dúvidas em relação às opções de financiamento oferecidas por elas.

 Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais