Boquim recebe carta topográfica da Funasa

O prefeito de Boquim, Pedro Barbosa Neto, recebeu das mãos do coordenador regional da Funasa, Hélio Sobral Leite, uma carta topográfica cadastral planialtimétrica do seu município. Esse tipo de referência topográfica serve como base para todo tipo de projeto urbano, a exemplo da implantação de sistemas de abastecimento de água, implantação de redes de esgotamento, planejamento de limpeza pública, cadastro imobiliário para cobrança do IPTU, projetos de energia, de aterros sanitários e planejamento de expansão da cidade.

O trabalho foi desenvolvido pela Funasa por meio do Serviço de Engenharia da Saúde Pública (Sensp) e do Setor da análise de Projetos (Sapro) coordenado pelo Topógrafo Ezequiel Ribeiro Araújo. O projeto entregue foi todo informatizado com as referências do IBGE (instituto Brasileiro geográfico e estatístico) de localização. Além do CR-ROM (magnético automatizado) para atualização, foi entregue também a planta impressa.

Um projeto desse porte, dadas as devidas proporções ao município cadastrado,  é orçado no valor de R$ 70 mil e foi entregue gratuitamente pela Funasa. Este é um trabalho de topografia executado com teodolito, um instrumento óptico utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. Basicamente ele é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.

 

Carta Planialtimétrica

Nas cartas planialtimétricas encontram-se representados os elementos planimétricos da superfície terrestre, como estradas, rios, vegetação, etc. além das altitudes do terreno, representadas através de pontos cotados e curvas de nível, dando uma idéia da topografia do mesmo. Este é um tipo de carta mais completa, pois através dela o usuário é capaz de identificar planícies e montanhas ou qualquer outro tipo de feição do relevo. Se for possível identificar as formas do relevo, será possível, também, obter a declividade do terreno, bastante útil para estudos de bacias hidrográficas e áreas irregulares de ocupação humana em encostas. A representação do relevo através de pontos cotados e curvas de nível, também chamada de altimetria, é muito utilizada em projetos de implantação de barragens de usinas hidrelétricas, permitindo definir um traçado preliminar da linha da cota de inundação do rio.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais