Brasil e Sergipe registram expansão do emprego formal em Janeiro

Em janeiro deste ano o país criou 152.091 empregos formais (com carteira assinada), sendo o segundo melhor resultado para o primeiro mês de cada ano, perdendo apenas para o total criado em janeiro do ano passado, quando foram criados 181.419 postos de trabalho. O resultado é fruto da diferença entre admitidos e desligados, que no primeiro mês de 2011 foi de 1,66 milhões de admissões contra 1,49 milhões de demissões.

No Brasil o setor de serviços, foi o setor que mais contribui para o saldo positivo do mês passado, com a abertura de 73.231 empregos, apresentando um recorde para o mês. Vieram logo em seguida a Indústria, com a geração de 53.207 novos postos de trabalho, e a Construção Civil, que criou 33.358 novos empregos no mês passado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também divulgou uma nota técnica, informando que a contabilização de empregos formais no país será reajustada com a contabilização de declarações que são entregues fora do prazo pelas empresas, com isso o MTE busca aproximar os dados da RAIS e do Caged. O MTE estima em três milhões o número de criação de postos de trabalho para este ano.

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais um número recorde para o país. O desemprego nas seis principais regiões metropolitanas subiu em janeiro para 6,1%, mas apesar disso, este é o menor indicador para meses de janeiro, desde 2003.

Emprego em Sergipe

Em Sergipe foram criados 1.730 postos de trabalho no mês passado, resultado da diferença entre admitidos e desligados que foram de 9.289 e 7.559, respectivamente.

A Construção Civil, com saldo de 748 novos empregos, seguido do setor de serviços, com saldo de 408 empregos, e a indústria de transformação, com 372 novas vagas, foram os principais setores que contribuíram para o saldo total positivo. Os setores citados apresentaram crescimento, respectivamente, de 2,49%, 0,41% e 0,87%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o CAGED. O emprego no comércio cresceu 0,38%, com 201 empregos gerados.

A capital sergipana obteve um saldo total de 694 postos de trabalho, com expansão de 0,46% em relação ao mês de janeiro de 2010. A Construção Civil, com saldo de 451 vagas, e o setor de serviços, com 235 empregos, foram os maiores responsáveis pelo saldo positivo em Aracaju. A Indústria de Transformação na capital registrou 47 novos empregos no setor, em janeiro.

Fonte: Fies

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais