Brasil não sofrerá efeitos da crise, diz ministro

Economia brasileira está imune
Segundo declarações recentes do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o país está imune à crise americana. Já o Ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, está seguro de que a balança comercial não apresentará déficit nem mensais nem anuais, isto prá não falar no loquaz otimismo do presidente Lula. Aliás, nossas autoridades são pródigas em cunhar expressões otimistas quando o tempo escurece lá fora, vide “o Brasil é uma ilha de tranqüilidade”, do então ministro Reis Veloso, do Planejamento, por ocasião do primeiro choque do petróleo em 1973, lembram-se? E deu no que deu.

Mas, contrariando as previsões das autoridades, o Bovespa, o mais importante termômetro dos negócios no país, vem tendo fortes abalos sísmicos nos últimos dias. Na semana passada, caiu 5% puxada pelas ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce que despencaram em 6,83% e 6,58%, respectivamente. Tudo isto num só dia. Como se sabe petróleo e minério de ferro são commodities, e o grosso da pauta de exportações do Brasil é de commodities, cujas cotações são feitas no mercado internacional, a exemplo da soja, carne, suco de laranja, açúcar, etc.

Mesmo que não ocorra uma recessão nos moldes dos anos 30, com certeza a economia mundial, na melhor das hipóteses, crescerá menos e, com isso, os preços das commodities e as quantidades exportadas tenderão a cair. Como maior exportador mundial de soja e minério de ferro, o Brasil terá que se adaptar a essa nova realidade. E também crescerá menos.

Mas não chegaremos ao ponto de queimarmos os estoques de soja, como fizemos com os de café nos anos 30 para que os preços não caíssem. E que, por sinal, deu certo, já que a renda do setor cafeeiro foi mantida. Os tempos são outros e a economia brasileira está infinitamente mais diversificada, não dependendo de um único produto de exportação.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais