A inflação para as famílias com rendimentos entre um e seis salários mínimos mensais desacelerou e fechou o mês de agosto em 0,21%. O resultado representou menos da metade do de julho (0,58%). A alta de agosto também foi menos intensa do que a verificada no mesmo mês de 2007, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,59%.
De acordo com dados divulgados ontem, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano, o índice acumula alta de 5,09%, superior aos 3,13% do mesmo período do ano passado. Nos 12 meses fechados em agosto, o acumulado é de 7,15%, abaixo dos doze meses imediatamente anteriores (7,56%).
Em agosto, os preços dos produtos alimentícios tiveram queda de 0,42%, depois da alta de 1,09% em julho. Por outro lado, os itens não-alimentícios subiram 0,49% depois de alta de 0,36% no mês anterior.
Para calcular o INPC, foram coletados preços no período de 30 de julho a 27 de agosto e comparados aos vigentes entre 1º a 29 de julho. O índice abrange nove regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia e de Brasília.
Com informações da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B