Capacitação envolve técnicos agrícolas do ATER

Técnicos agrícolas que atuarão no ATER já estão sendo capacitados  (Foto: divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Sergipe e o Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec) iniciaram em quatro municípios sergipanos – Propriá, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Monte Alegre a capacitação ‘Assistente de Planejamento e Controle de Produção’.

Nas salas de aula, aproximadamente 80 técnicos agrícolas já estão aprendendo a promover a sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido através do fomento à inovação, ao empreendedorismo, a difusão das tecnologias sociais, além de realizar assistência técnica continuada e implantar Unidades de Difusão de Tecnologias (palma e captação de água).

De acordo com o presidente do Sistema Faese/Senar, Eduardo Sobral, dos 80 técnicos, o Senar pode contratar 54 para atuar no programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). “Temos uma demanda para 2015, então, já iniciamos a capacitação com metodologia para atuar na Assistência Técnica”.

Em Sergipe, o ATER terá duração de 48 meses e atenderá a 1.876 produtores rurais, em até 27 municípios da região do semiárido. O volume de recursos é da ordem de R$ 9 milhões. O programa tem parceria com o SEBRAE e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que já fez a seleção dos 13 primeiros municípios que serão beneficiados (Arauá, Canindé de São Francisco, Canhoba, Propriá, Aquidabã, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Porto da Folha, Poço Redondo, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida e Gararu).

Funcionamento

O programa consiste em assistir pequenos e médios produtores, pelo prazo de 24 meses, com visitas mensais de 04 horas, além de capacitações sobre a atividade pecuária e gestão e empreendedorismo. Estes produtores serão indicados por associações ou pelas prefeituras ou mesmo por adesão própria e após aplicação e questionário serão escolhidos com base em critérios técnicos. O programa tem oito pontos convergentes ou linhas de ação: difusão de tecnologia, qualificação profissional com assistência técnica, reserva estratégica de água, reserva estratégica de alimentação animal, empreendedorismo e renda a partir de novas potencialidades econômicas do semiárido, incentivo e apoio ao associativismo e cooperativismo, apoio a captação de recursos e promoção social.

O instrutor do Senar Sergipe, Thiago Tavares, contou que em Propriá, os alunos estão na fase metodológica da capacitação. No total das 240 horas/aula, há dois módulos, Empreender no Campo, com 40h/aula e Assistente de Planejamento e Controle de Produção. “Estamos trabalhando com a parte metodológica dessa assistência técnica e a parte gerencial, onde abordamos custo de produção, indicadores, interpretação de indicadores econômicos e também planilhas de campo que podem ser utilizados em qualquer propriedade rural seja de pequeno, médio ou grande porte. Esses técnicos saem do Pronatec com entendimento do quão é necessário hoje trabalharmos com gerenciamento de propriedades rurais, além da assistência técnica”, detalhou.

O técnico agrícola, Saulo Diniz, afirmou que o curso tem grande importância, primeiro porque oferece mais conhecimento e segundo porque tem chance de transmitir o conhecimento a outros produtores. “Nossa região é carente de informação, então se encontramos uma instituição que nos oferece aprendizado, temos que aproveitar. O melhor é que todo o aprendizado pode ser transmitido aos produtores da região. É gratificante ir a uma propriedade que a gente acompanha e ver que ela cresceu com nossa ajuda”.

Joelson Batista de Jesus, 25 anos, solteiro, mora em Laranjeiras, mas todos os dias consegue carona e segue para Propriá a fim de assistir as aulas. Ele observou que o Senar é inovação, modernidade e conhecimento. “Eu não sabia como chegar ao lucro líquido real, com a capacitação já estou tenho conhecimento de como funciona essa parte e tantas outras coisas. Para mim é tudo novo, é um ensinamento que estou levando para toda a vida pessoal e profissional”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais