Catadoras de Mangaba lutam por reserva extrativista

Encontro das Catadoras de Mangaba aconte até esta sexta-feira, 29 (Fotos: divulgação)

A criação de uma reserva extrativista no litoral sul de Sergipe é a principal demanda do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe. Essas e outras necessidas são o foco de um encontro que acontece até esta sexta-feira, 29, no intuito de contribuir para o fortalecimento das comunidades extrativistas da fruta e a organização do segmento.

De acordo com a coordenadora do movimento, Patrícia Santos de Jesus, o acesso ao território tem sido um dos maiores desafios das catadoras. “A maioria das áreas de extração são próximas ao mar e sofrem grande especulação imobiliária. A demarcação dessas áreas é imprescindível para que gente continue catando a mangaba, continue pescando e produzindo”, explica.

Patrícia explica ainda que as catadoras são obrigadas a pagar por cada balde de mangabas recolhidas. “Hoje sofremos várias pressões e infelizmente temos que pagar. Se eu cato um balde, eu tenho que pagar por ele. Por isso, precisamos com urgência da criação da reserva extrativista no litoral sul, assim como, a demarcação de áreas em outros municípios da região norte que ainda não possuem a proposta”, destaca ao ressaltar a importância da atividade na garantia do sustento das famílias.

Evento reuniu as catadores de mangaba de Sergipe

Encontro

O III Encontro das Catadoras de Mangaba é realizado a cada três anos com objetivo de fortalecer a luta das mulheres e fazer um panorama dos avanços e entraves enfrentados pelo movimento.

“Tivemos mesa de abertura com a discussão do acesso ao território, palestra sobre a questão agrária em Sergipe, eleição das representações e momentos de debate. No último dia, teremos a exibição do documentário das catadoras de mangaba”, resume Patrícia.

O evento é uma realização do Movimento das Catadoras de Mangaba com apoio do SESC, Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai) e projeto "Catadoras de Mangaba, gerando renda e tecendo vida em Sergipe".

Coordenadora do movimento, Patrícia Santos

Detalhes do projeto Catadoras de Mangaba estão disponíveis através endereço www.catadorasdemangaba.com.br.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais