![]() |
Encontro das Catadoras de Mangaba aconte até esta sexta-feira, 29 (Fotos: divulgação) |
A criação de uma reserva extrativista no litoral sul de Sergipe é a principal demanda do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe. Essas e outras necessidas são o foco de um encontro que acontece até esta sexta-feira, 29, no intuito de contribuir para o fortalecimento das comunidades extrativistas da fruta e a organização do segmento.
De acordo com a coordenadora do movimento, Patrícia Santos de Jesus, o acesso ao território tem sido um dos maiores desafios das catadoras. “A maioria das áreas de extração são próximas ao mar e sofrem grande especulação imobiliária. A demarcação dessas áreas é imprescindível para que gente continue catando a mangaba, continue pescando e produzindo”, explica.
Patrícia explica ainda que as catadoras são obrigadas a pagar por cada balde de mangabas recolhidas. “Hoje sofremos várias pressões e infelizmente temos que pagar. Se eu cato um balde, eu tenho que pagar por ele. Por isso, precisamos com urgência da criação da reserva extrativista no litoral sul, assim como, a demarcação de áreas em outros municípios da região norte que ainda não possuem a proposta”, destaca ao ressaltar a importância da atividade na garantia do sustento das famílias.
![]() |
Evento reuniu as catadores de mangaba de Sergipe |
Encontro
O III Encontro das Catadoras de Mangaba é realizado a cada três anos com objetivo de fortalecer a luta das mulheres e fazer um panorama dos avanços e entraves enfrentados pelo movimento.
“Tivemos mesa de abertura com a discussão do acesso ao território, palestra sobre a questão agrária em Sergipe, eleição das representações e momentos de debate. No último dia, teremos a exibição do documentário das catadoras de mangaba”, resume Patrícia.
O evento é uma realização do Movimento das Catadoras de Mangaba com apoio do SESC, Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai) e projeto "Catadoras de Mangaba, gerando renda e tecendo vida em Sergipe".
![]() |
Coordenadora do movimento, Patrícia Santos |
Detalhes do projeto Catadoras de Mangaba estão disponíveis através endereço www.catadorasdemangaba.com.br.
Por Verlane Estácio