![]() |
Catadoras de mangaba (Foto: Divulgação) |
Objetivando consolidar um calendário estratégico para as ações prioritárias construídas no plano de trabalho de 2013, cerca de 20 catadoras de mangaba da Barra dos Coqueiros, Estância e Japaratuba reuniram-se nesta quarta e quinta-feira (dias 30 e 31), no Assentamento Roseli Nunes – Estância, para o VIII Encontro das Lideranças do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM).
“O encontro foi uma grande oportunidade para nós, catadoras de mangaba, para que pudéssemos ficar mais informadas e aprendermos umas com as outras, já que dentro da programação do evento podemos definir as ações das coordenações do MCM e suas atribuições”, disse Rosevania dos Santos, da comunidade de Porteiras, Japaratuba.
Para Karina Alves, catadora de Estância, compartilhar experiências fortalece a coletividade. “Pensei que certas dificuldades só existissem em minha comunidade, mas percebi que não. Descobri que quando compartilhamos o trabalho, os desafios podem ser superados. Assim, fica mais fácil conseguirmos o acesso à terra e as mangabeiras, como também a Resex do Litoral Sul de Sergipe”, comentou.
Além do cumprimento da agenda de discussões, as catadoras tiveram uma programação cultural marcada pela exibição de vários documentários relacionados à vida dos povos extrativistas e comunidades tradicionais brasileiras, seguidos de debates. Como não poderia deixar de ser, “Mulheres Mangabeiras”, vídeo realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba, também foi exibido. “Ao final do evento, nos sentimos mais motivadas para enfrentarmos os desafios relativos a falta de acesso ao território, questão crucial para fortalecermos nossas vidas e a das gerações futuras, avalia Patricia de Jesus, presidente do MCM.
Fonte: Assessoria Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B