Centro tem aglomeração no 1º dia de reabertura parcial do comércio

 

Movimento no Centro de Aracaju (Foto: enviada por internauta)

No início da manhã desta quinta-feira, 18, alguns segmentos de atividades comerciais no centro da capital reabriram após quase três meses de paralisação em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Nesta fase, denominada pelo Governo de Sergipe como flexibilização parcial de reabertura do comércio, foi visível o grande número pessoas transitando pelas ruas e lojas, o que ocasionou alguns pontos de aglomeração. Caso o Estado inicie efetivamente o Plano de Retomada Econômica, outras atividades comerciais deverão reabrir no dia 23.

Agentes do Procon Estadual estiveram no Centro de Aracaju e orientaram os comerciantes quanto ao funcionamento do comércio. “Nossa ação hoje foi mais de orientar os lojistas em relação à importância de seguir as medidas sanitárias”, destaca Tiago Oliveira, assessor jurídico Procon Estadual.

Oliveira destaca também que muitos comerciantes insistiram em abrir lojas que não faziam parte da lista de atividades comerciais programadas para reabrir nesta quinta. “Nós agimos orientando quanto a isso também. Explicamos para as pessoas quais as lojas que se enquadravam no decreto de reabertura”, salienta. “Além disso, alguns comércios foram fechados e teve um comerciante que foi atuado”, pontua Tiago.

Lojas autorizadas a funcionar 

Conforme anunciado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), estão autorizados a funcionar a partir desta quinta, 18, as seguintes atividades: concessionárias de veículos; imobiliárias e similares; comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchoaria; escritórios de engenharia e arquitetura.

Movimentação foi intensa na manhã desta quinta (Foto: enviada por internauta)

Em relação ao horário de funcionamento, o plano de retomada prevê, a princípio, que ele dever ser entre 9h e 16h para evitar mais pessoas no transporte público, segundo Belivaldo Chagas. Ainda segundo o governador,  o horário é válido para Aracaju. “Nos demais municípios, o funcionamento é em horário normal”, salienta.

Reabertura gradual

Caso o Governo inicie na próxima semana a executar a primeira fase do Plano de Retomada Econômica, Bandeira Laranja, poderão voltar a funcionar as seguintes atividades: demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; e templos e atividades religiosas (30%).

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais