Cerca de 100 mil sergipanos estão endividados

Sergipanos estão mais endividados (Foto: Arquivo Infonet)

“O brasileiro nunca teve tanto endividado como está”. Foi assim que classificou o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Samuel Schuster, ao fazer um balanço de 2012. As vendas do final de ano ficaram a quem da expectativa dos lojistas sergipanos. O motivo se deve segundo Schuster, por conta do aumento no número de sergipanos endividados.

De acordo com ele, mais de 100 mil pessoas estão com o nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “Então o aumento de vendas esse ano foi bem inferior ao verificado no mesmo período do ano passado. Eu acredito que o povo brasileiro está muito endividado. Nós temos muitas pessoas com o nome no Serviço de Proteção ao Crédito. Essas pessoas não podem comprar a prazo no comércio, então acredito que um dos principais motivos é justamente a quantidade de pessoas inadimplentes. Para se ter uma ideia, aqui em Sergipe nós temos mais de 100 mil pessoas no SPC, então eu acredito que isso influenciou”, diz.

Os lojistas esperavam um crescimento de 8% a 10% no aumento das vendas de final de ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, mas de acordo com a CDL, esse número não deve ultrapassar 5%. “Esse foi um ano razoável, não foi um ano nem ruim nem bom. Nós tivemos agora no final do ano, nós esperávamos o acréscimo nas vendas de 8 a 10% no comparativo do mesmo período do ano passado e não foi alcançado, nós não sabemos ainda, mas deve ter chegado a 4% ou 5%. Eu acredito que esse ano o que houve foi isso, muitas pessoas inadimplente não puderam fazer compra”, explica.

Entrada e Saída do SPC

Samuel Schuster diz que 27.848 pessoas tiveram os nomes incluídos no SPC

Os meses de novembro e dezembro são os meses em que muitos sergipanos pagam suas dívidas para terem créditos no comércio. Como explica Samuel Schuster, essa estimativa não se concretizou este ano. “Pela primeira vez no ano de dezembro nós tivemos o maior número de pessoas que entrou no SPC do que o que saiu. Geralmente o período de dezembro sai mais do que o que entra, mas esse ano foi o contrário. Em dezembro de 2012 nós tivemos 27.848 pessoas que tiveram o nome incluído no SPC enquanto 23.618 saíram. Eu acredito que pela primeira vez o que entra no mês de dezembro é maior do que o que sai”, diz Schuster.

2013

Quanto a 2013, a CDL está cautelosa quanto aos números. “Estamos cautelosos, porque nós estamos com uma crise mundial e ela ainda não acabou, cada dia piora na Europa. O Brasil está exportando menos, então é menos dinheiro que está circulando no nosso mercado interno”, afirma Schuster.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais