Cerca de seis mil sergipanos caíram na malha fina

Marlton Caldas diz que esse número tende a diminuir já que os contribuintes regularizam a situação junto a RF (Foto: Arquivo Infonet)

Cerca de 6.746 contribuintes sergipanos caíram na malha fina este ano, segundo dados da Receita Federal. Os casos mais frequentes para tal estatística são de omissão de rendimentos, despesas médicas e ausência e/ou divergência de informações na declaração.

De acordo com o auditor-fiscal da Receita Federal, Marlton Caldas de Souza, caso o contribuinte perceba que caiu na malha fina, deve fazer uma declaração retificadora. “Se ele perceber que teve erro na declaração, basta fazer uma declaração retificadora. Já caso ele entenda que enviou tudo certo, ele deve esperar o primeiro dia útil de janeiro para agendar o atendimento na Receita ou aguardar intimação”, diz.

Para Marlton Calda, a tendência é diminuir o número de declarações na malha fina. “Esse número muda muito, mas só tende a diminuir porque assim que o contribuinte identifica que caiu na Malha Fina, ele já tenta regularizar a situação junto a Receita”, afirma.

A multa para quem não se regularizar junto a Receita, é de 75% do valor da contribuição, podendo chegar a 150%, caso a Receita comprove que houve má-fé do contribuinte.

Consulta

Para aquele que ainda não sabe como está a situação junto a Receita, o órgão já disponibilizou desde a última segunda-feira, 16, a consulta ao sétimo lote do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2013 (ano-calendário 2012).

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais