Codevasf promove parcerias para operação de perímetros

Em agosto, foram publicados no Diário Oficial da União acordos de cooperação técnica  (Foto: Frederico Celente)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ampliou o número de parcerias para a execução de ações de operação e manutenção nos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Em agosto, foram publicados no Diário Oficial da União acordos de cooperação técnica com as prefeituras de Propriá e Telha para realizar ações a fim de melhorar a infraestrutura de uso comum de perímetros irrigados. Em Sergipe, a Codevasf também atua em parceria com as prefeituras de Neópolis e Ilha das Flores.

Os acordos de cooperação firmados com os municípios de Propriá e Telha, com vigência inicial até abril de 2019, visam à realização de ações conjuntas recuperação e manutenção de estradas vicinais, limpeza de drenos e execução de pequenas obras e serviços com o objetivo de melhorar as condições de vida dos irrigantes. Para a execução dessas ações, a Codevasf disponibiliza equipamentos de sua patrulha mecanizada, como caminhão basculante, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, entre outros.

O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, aponta as parcerias como um fator importante para o bom andamento de ações de operação e manutenção dos projetos Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. “Esse trabalho em conjunto com as prefeituras é importante porque facilita o atendimento às demandas dos agricultores da região. Agimos sempre para fortalecer o nosso relacionamento com os municípios que fazem parte de nossa área de atuação”, explica o superintendente.

Atualmente, estão em vigência também parcerias com as prefeituras de Neópolis (em vigor até abril de 2019) e Ilha das Flores (até abril de 2018). Em todos os casos, a Codevasf e os Municípios unem esforços para promover pequenas melhorias nos projetos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano. Em breve, deverá ser formalizado também acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Amparo de São Francisco, fortalecendo as ações de operação e manutenção nos perímetros irrigados.

Os projetos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano já iniciaram o plantio da safra de arroz, com previsão de que sejam plantados 4.400 hectares nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Os projetos de irrigação beneficiam cerca de 1.500 famílias e promovem a geração de 8.000 empregos diretos e indiretos na região, além de serem responsáveis pela produção anual de mais de 30 mil toneladas de alimentos.

Fonte: Codevasf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais