Combustível: expectativa em torno de reajuste

Combustível: expectativa de reajuste (Foto: Arquivo Portal Infonet)

É de expectativa o clima entre os empresários da rede varejista quanto à possibilidade de ocorrer reajuste dos preços de combustíveis ainda neste ano. Os donos de postos de combustíveis revelam que os preços são majorados praticamente toda semana, mas que a maioria destes índices nunca é repassada para o consumidor final.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese), Mozart Augusto de Oliveira, observa que o sindicato não se posiciona quanto a reajustes, mas garante que a classe empresarial nunca recebe aviso prévio sobre a política de reajuste de preços dos combustíveis definida pela Petrobras. “Há tempo atrás, o governo até divulgava”, observa o empresário.

Ele garante, na condição de empresário, que os preços são majorados quase que semanalmente, mas que os índices raramente são repassados para o consumidor final. “Sempre recebemos a fatura com um reajuste, pequeno de algo de um ou dois centavos, mas sempre vem e a grande maioria nunca é repassada para o consumidor”, ressalta.

Para este ano, há perspectivas de reajustes oficiais, conforme já admitiu o próprio ministro Guido Mantega, em sucessivas entrevistas. Informações que não são bem vindas no ramo varejista. “Seria melhor que não ocorresse o aumento porque quando o preço sobre as vendas sempre caem”, analisa o presidente do Sindpese.

O percentual de reajuste e a data para o novo preço entrar em vigor, conforme observa o próprio ministro Guido Mantega, não é definido pelo Poder Executivo. Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a Petrobras não se manifestará sobre o assunto.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais