Começa a vigorar nova padronização de plugues e tomadas

(Foto: Portal Infonet)

A partir desta sexta-feira, 1º, as lojas no comércio somente poderão vender aparelhos eletroeletrônicos dentro do padrão brasileiro Plugues e Tomadas. Desde 2006, todas as novas construções de moradia só recebem o 'Habite-se' se tiverem o padrão brasileiro. O novo padrão serve para dar mais segurança na utilização dos aparelhos.

De acordo com o gerente do Inmetro em Sergipe, Miguel Angelo Seixas, as novas tomadas praticamente eliminam problemas como choques e curto circuito. “O risco que ocorre nas tomadas antigas é o aspecto de segurança, pois elas ocasionavam choques e mal contato. Se não tiver uma interação correta entre a tomada e plug pode haver riscos, então esse novo modelo de plugue e tomada traz uma maior segurança”, destaca.

Antes da padronização, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, tanto de produtos fabricados no País como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de frágeis adaptadores para ligação dos aparelhos, com diferentes plugues nos diversos modelos de tomadas existentes. Em alguns casos, os formatos e as potências distintas dos aparelhos tornavam o simples ato de ligá-los à tomada uma ameaça à segurança do usuário, que poderia ser vítima de choque elétrico ou de um incêndio provocado por curto-circuito.

Os novos plugues podem ser de dois pinos ou de três para os aparelhos que precisam de aterramento. Os pinos ou orifícios podem vir com diâmetro de 4 milímetros para aparelhos de até 10 amperes e de 4,8 milímetros tanto o pino como orifício para aparelhos que operam entre 10 a 20 amperes.

Para quem ainda não quer mudar todas as tomadas de casa ao comprar novos aparelhos, uma opção mais barata é a compra de adaptadores.

“Pensando no consumidor para que ele não tenha o custo todo de trocar as tomadas, o Inmetro regulamentou o adaptador. O problema não é usar os adaptadores, o Inmetro regulamentou para as pessoas que não quiseram adaptar essa tomada. É importante o consumidor estar ciente de que o eletrodoméstico novo não vai adaptar à tomada antiga”, finaliza Miguel.

O que mudou

• Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos. Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
• O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha de aterramento.
• Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 ampères e outro para os que operam entre 10 e 20 ampères. Isto impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado em instalação de até 10, sobrecarregando-a.
• Em cerca de 20% dos casos o usuário poderá ter dificuldades de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e os antigos. Nestes casos idealmente deve ser trocada a tomada, utilizando-se a padronizada. Entretanto, objetivando minimizar eventuais transtornos na fase de adaptação, admite-se o uso de adaptadores que, ao contrário dos anteriores não padronizados, foram regulamentados e certificados e atendem a requisitos mínimos de segurança.

Vantagens do uso do padrão

• Maior segurança para o usuário contra choques elétricos por contatos acidentais
• O novo formato de plugues permite um contato mais eficiente com a tomada, evitando aquecimentos que podem levar a acidentes como incêndios e curto-circuito.
• O contato mais eficiente com a tomada ajuda a evitar o desperdício, promovendo economia no consumo de energia elétrica.
• O usuário terá adequada segurança se a residência for aterrada, em aparelhos que usam plugues de 3 pinos.
• Impossibilidade de conexão dos plugues usados em aparelhos que trabalham com mais de 10 ampères em tomadas de instalações dimensionadas para menos de 10 ampères, impedindo sobrecargas.
• Todas as novas edificações só recebem o habite-se mediante o cumprimento do padrão, de acordo com Lei Federal promulgada em 2007.

Por Bruno Antunes com informações do Inmetro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais