Comércio e shoppings não abrem no feriado do dia 21

Comércio de Aracaju não funcionará no feriado do próximo sábado (fotos: Arquivo Portal Infonet)

Ronildo Almeida explica que só quer o direito dos trabalhadores…

…e Gilson Figueiredo diz que empresários querem que a lei seja cumprida

As lojas do centro comercial e shoppings de Aracaju não irão funcionar no próximo sábado, 21, feriado nacional pelo Dia de Tiradentes. Os Sindicatos dos Comerciários e dos Lojistas de Sergipe não chegaram a um consenso sobre o acordo coletivo da categoria. Feriado é um dos temas da pauta de convenção dos empregados que vem sendo discutida entre as partes desde janeiro, data base da categoria.

A legislação não permite que as lojas abram no feriado sem um acordo entre os sindicatos (patrões e empregados) e até o dia de hoje não se chegou a esse consenso.

O presidente do Sindicatos dos Comerciários e da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, explica que feriado é somente uma das cláusulas do acordo coletivo e que até o momento as categorias não conseguiram fechá-lo para o ano de 2018.

Ele explica que só pode resolver a questão do feriado quando fecharem a convenção coletiva e informa que os impasses estão nas questões do trabalho intermitente e da autorização do banco de horas. “Os empresários querem que os funcionários trabalhem no dia que eles quiserem e não recebam por isso. Então, ele decide os dias que funcionário irá trabalhar na semana e não quer pagar por isso. E o empregado, que só aceita fazer hora extra para aumentar sua renda, vai receber folga por isso e não salário”, ressalta ele, informando que o acordo (que não foi fechado ainda) contempla alguns feriados no ano.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe (Sindilojas), Gilson Figueiredo, também lamenta a falta de acordo entre as categorias e alega que a dificuldade é que os empresários buscam a adequação da nova lei trabalhista no acordo. “É péssimo para o comércio, pois um feriado num sábado contempla aqueles que trabalham em outras áreas irem até o comercio consumir. E para os shoppings também, já que além de um ponto de compras, atende aos clientes com serviços e entretenimento”, comenta.

Gilson informa que todas as cláusulas que o sindicato dos comerciários diz ser impasse são atendidas pela nova lei trabalhista. “Todos as cláusulas que o sindicato dos comerciários não está aceitando na convenção já consta na nova lei e a classe patronal quer que conste no novo acordo, a exemplo da questão do banco de horas. Estamos avaliando sem atritos, estamos na discussão de ordem filosófica da lei”, diz.

Supermercados

Os supermercados irão funcionar no feriado, pois eles possuem um decreto presidencial ditando que o seguimento é considerado de primeira necessidade. Assim como as farmácias, os supermercados não necessitam de acordo para abrir. Entenda como eles irão funcionar.

Shopping Prêmio

Somente 69 dos 75 municípios de Sergipe fazem parte do Sindicato dos empregados do comercio do Estado de Sergipe e a cidade de Nossa Senhora do Socorro não faz parte, por isso o acordo é diferente e o Shopping Prêmio irá funcionar.

por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais