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Alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra (Foto: ilustrativa) |
As festas de final de ano levaram os consumidores a optarem por fazer as compras dos presentes pela Internet. O meio é um atrativo para quem não quer pagar caro e quer ter a comodidade de receber o produto em casa. Mas, na ânsia de garantir todos os presentes, muita gente não se dá conta dos riscos e prejuízos que podem estar por trás da compra um simples produto.
Para alertar a população sobre as armadilhas que as compras pela internet oferecem, o especialista em Direito das Relações de Consumo Comercial, Winston Neil, revela algumas orientações sobre este tipo de compra. Segundo Neil, o consumidor deve ficar atento sobre a credibilidade do site escolhido para realizar a compra. Ele explica que é mais seguro se o cliente escolher um site que tenha um local físico em sua cidade.
Neil orienta ainda, que outro ponto a ser observado é pesquisar se o site já possui algum tipo de ação judicial. “Fazer uma pesquisa nos sites de busca é ver se há reclamações contra o site de compras. Tudo isso para evitar um dano maior. O ideal é que o cliente realize a compra no primeiro dia bom do cartão porque ele terá como cancelar antes do fechamento do cartão. Essas dicas auxiliam na hora de ingressar com uma ação contra a empresa.
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Winston Neil (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Cresce número de queixas
Segundo Winston, as queixas contra os sites de compras aumentaram consideravelmente. Segundo ele, por conta da falta de informação dos consumidores. “As queixas têm aumentado muito por causa das compras pela internet. O meio muitas vezes facilita a compra e fecha todos os canais de reclamação. Geralmente não tem local fiscal, o que dificulta e muito”, explica.
A estudante Giovanna do Nascimento Cornélio, de 33 anos, já viveu uma experiência estressante ao realizar uma compra pela internet. Ela comprou um telefone celular, mas o mesmo apresentou defeito no terceiro mês de uso, o que gerou inúmeros transtornos. “Eu fiz minha primeira compra pela internet e já passei por esse problema. Só consegui o reembolso da compra depois que tomei medidas judiciais”, conta.
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