Conferência de Economia Solidária nos dias 28 e 29

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Governo do Estado, através da Secretaria do  Trabalho, vai realizar a Terceira Conferência Estadual de Economia Solidária nos dias 28 e 29 de maio (quarta e quinta-feira) no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe. A Secretaria do Trabalho  está convidando todos os colaboradores do Governo do Estado, empreendedores econômicos solidários e a população em geral interessada nesse tema, para participarem desse importante encontro para a economia de Sergipe, que será aberto às 9h da próxima quarta-feira (dia 28 de maio) pelo secretário estadual do Trabalho, Antônio Hora.

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver, sem explorar os outros, sem querer levar vantagem e sem destruir o meio ambiente. Cooperando e fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Nos últimos anos a Economia Solidária vem se apresentando como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas, sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias e redes de cooperação que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Durante os meses de abril e maio foram realizadas conferências nos oito territórios econômicos de Sergipe, situados no Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Leste Sergipano, Agreste Central, Sul Sergipano, Centro Sul e Grande Aracaju.

Temas e palestrantes

Serão abordados os seguintes temas: Grupo 1 – Produção, Comercialização e Consumo; Grupo 2 – Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias; Grupo 3 – Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento; Grupo 4 – Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Politicas Públicas.

Serão palestrantes: Manoel Vital Carvalho Filho – diretor do Departamento de Fomento á Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária; Jean Pierre Passos Medaets – engenheiro agrônomo, mestre em Desenvolvimento Rural , doutor em Desenvolvimento Sustentável e consultor do projeto de Economia Solidária; e Ari Nascimento – do Conselho Nacional de Economia Solidária.

A SETRAB firmou convênio com a Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES) , no sentido de diagnosticar e mapear os empreendimentos solidários em nosso Estado. Técnicos da Secretaria do Trabalho estão percorrendo todos os 75 municípios realizando o trabalho de levantamento de dados. Os empreendedores que queiram se cadastrar no projeto deverão comparecer ao Setor de Qualificação do Núcleo de Apoio ao Trabalho da SETRAB, situado à rua Riachuelo, 726-centro de Aracaju, no horário das 7 às 13h, ou falar com Juliana Ferreira através dos telefones 3198-0511/8853-6924 e e-mail  juliana.ferreira@setrab.se.gov.br.

Fonte: Setrab

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais