(Foto: Ascom ITPS) |
Com a aproximação do Natal, época de maior consumo no ano, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Inmetro orienta e protege os consumidores com dicas importantes para as compras de fim de Ano. É preciso atenção com os riscos de adquirir um produto que esteja fora das especificações técnicas de segurança. A preocupação precisa ser redobrada com os eletrodomésticos e produtos infantis, líderes em relatos dos acidentes de consumo.
Confira as dicas!
1 – Compre brinquedos no comércio formal. Também observe o selo do Inmetro e respeite a faixa etária. Os brinquedos comercializados no Brasil para crianças até 14 anos, por exemplo, devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro.
2 – Roupas devem trazer a etiqueta têxtil obrigatória com as seguintes informações: nome, marca ou razão social do fabricante ou importador; (CNPJ); país de origem; tamanho ou dimensões; composição têxtil e símbolos ou textos de tratamento e cuidados para conservação do produto.
3 – Leve em conta a Etiqueta de Eficiência Energética do Inmetro, que classifica, com faixas coloridas de ‘A’ (mais eficiente) até ‘E’ (menos eficiente), produtos da linha branca, como geladeiras, fogões, fornos e ar-condicionado, entre outros. Ao longo da vida útil, o produto eficiente proporcionará uma grande economia em energia. Os produtos utilizados para tratamento de beleza se enquadram como eletrodomésticos e deverão passar por ensaios e receber o selo da Conformidade do Inmetro, como forma de prevenir acidentes de consumo e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos, quando em utilização normal.
4 – Pisca-pisca não traz selo do Inmetro, mas deve trazer na embalagem informações obrigatórias em língua portuguesa, entre elas, tensão, corrente, potência máxima do conjunto, nome ou marca do importador. O produto também não pode apresentar material ferroso (pois traz risco de incêndio e curto-circuito) e os plugues devem atender ao padrão brasileiro.
5 – Vai comprar suínos e aves congelados para a ceia? Um regulamento do Inmetro especifica que, na gôndola do supermercado, esses produtos devem estar etiquetados informando o peso líquido. Além disso, o peso da embalagem (tara) deve ser descontado do peso bruto (peso líquido + peso da embalagem).
Fonte: Ascom ITPS com informações do Inmetro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B