Confira seis vantagens de utilizar energia solar em casa

Utilizada como alternativa mais econômica em relação ao uso da eletricidade, a energia solar é encontrada em residências e estabelecimentos comerciais de todo o país. Com o aumento da procura por esta opção sustentável e econômica de energia, o Brasil está na 18ª posição no ranking de uso de energia solar.

A energia solar é obtida através de placas que são instaladas geralmente nos telhados de casas e estabelecimentos. Estas placas, que duram em média 25 anos, são responsáveis por realizar a captação da radiação solar e transformá-la em eletricidade. 

Nery Neto é empresário do ramo da energia solar (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com Nery Neto, empresário da área, as vantagens de se obter energia solar são inúmeras, principalmente no quesito de economia e, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de energia é mais encontrada na residência de brasileiros do que em grandes estabelecimentos comerciais. Confira agora seis benefícios citados pelo empresário em relação ao uso de energia solar:

1- Economia de até 95% em relação ao valor na conta de luz. Neste ponto, Nery Neto explica que, com a energia solar é possível gerar uma grande economia em relação à utilização de outras fontes de energia e cita um exemplo prático. “É uma situação em que, se você costuma pagar R$ 1.000 reais na conta de eletricidade, com a energia solar você pode pagar cerca de 200 reais”, declara.

2- Fugir dos reajustes de tarifa anual. “Todos os anos as empresas que fornecem energia cobram uma tarifa a mais na conta de luz. Isso não acontece com as pessoas que utilizam a energia solar que acabam pagando apenas uma pequena taxa de contribuição da energia pública”, explica Nery.

3- Fonte de energia totalmente limpa. “A energia solar não emite substâncias poluidoras para o planeta e é uma energia renovável, ou seja, é totalmente segura para o meio ambiente”

4- Ocupação de espaço mínimo. De acordo com o empresário, as placas não interferem em espaços, ficando apenas em locais “mortos”. “Colocar as placas no telhado não vai interferir em nada na logística de espaço, além de ocupar o espaço menos utilizado pela residência. Em comparação às grandes usinas, que inundam muitas áreas, a energia solar também sai ganhando neste quesito”, pontua.

5- Sem emissão de ruídos. “Além de não interferir no espaço da residência ou de estabelecimentos comerciais, as placas não emitem nenhum ruído ao captarem a radiação solar e transformarem em energia”, destaca o empresário.

6- Distribuição de energia. Neste ponto, o empresário cita que, mesmo quando a placa está em um determinado local, a energia pode ser distribuída para outros locais. “Por exemplo, se uma pessoa tem uma casa de praia e mora em um apartamento, ela pode deixar a placa na casa de praia e também utilizar a energia solar no apartamento. Assim pode acontecer com outros locais”, comenta.

Como método sustentável, o empresário conclui que os benefícios de se adquirir as placas e utilizar a energia solar se torna um investimento proveitoso e econômico.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais