|
Semana de Alimentos Orgânicos leva informação ao consumidor (Fotos: Portal Infonet) |
Levar produtos orgânicos a mesa do consumidor. Essa é a proposta da Feira da Agricultura Familiar que chegou à manhã desta quinta-feira, 29, ao estacionamento da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), na capital. A programação do evento faz parte da ‘Semana dos Alimentos Orgânicos’, que tem como foco levar informação ao consumidor sobre a importância de consumir produtos orgânicos, que não recebem influência de produtos agrotóxicos.
“Os agricultores cadastrados na organização de controle social de produtores orgânicos tem a oportunidade de vender seus produtos diretamente ao consumidor. A venda desses produtos orgânicos acontece sem a exigência de certificação. Então o agricultor passa a ter acesso a um mercado que está em ampla expansão devido aos anseios da população por produtos naturais, em agrotóxicos e organismos transgênicos”, explicou o coordenador da Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPOrg-SE), André Barretto.
|
Evento visa destacar a importância de consumir produtos sem agrotóxico |
Nas bancas, uma variedade de frutas, hortaliças e derivados da macaxeira. Produtos que atraíram olhares de consumidores. “Ofertar uma maior qualidade de vida a população através de uma alimentação saudável. Esse evento é importantíssimo, ele acaba prevenindo doenças e garante um envelhecimento saudável” advogado Breno Bergson.
A feira de produtos orgânicos também agradou a secretária adjunta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), Marisa Ramos. “A feira traz vários benefícios a população. Ela representa o consumo sustentável e dá a idéia de economia sustentável e coletividade entre os agricultores”, pondera.
Iniciativa do Ministério da Agricultura, por meio da Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPOrg-SE), a feira da agricultura familiar possui atualmente 19 organizações cadastradas no Estado, que propiciam a venda de cerca de 225 produtos orgânicos.
|
||||||
O advogado Breno Bergson
|
Natural de Malhador, no Agreste do Estado, o agricultor Genival Francisco, fala da emoção em participar do projeto. “Essa é uma oportunidade ótima. Vender produtos orgânicos direto ao consumidor é muito bom, e o melhor a renda aumenta em 40%”, conta.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna