Cuidados ao declarar o IR 2005

Nesta sexta-feira, termina o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2005. Portanto, preste atenção a alguns detalhes antes de fazer a sua.

1 – Quanto mais cedo entregar a declaração, maiores são as chances de se receber a restituição nos primeiros lotes.

2 – Para declarar, tenha em mãos o CPF, o Título de Eleitor, comprovante de rendimentos (assalariado); comprovante de despesas com educação (nota fiscal ou recibo); comprovante de despesas médicas (recibo, nota fiscal ou cheque nominal ao médico); decisão judicial da pensão alimentícia; e comprovantes de qualquer tipo que atestem pagamento de previdência privada.

3 – Cuidado com erros de preenchimento para não ir parar na malha fina. Preste atenção ao número do CPF do declarante, nome, código da profissão, título de eleitor, CPF do cônjuge ou companheiro(a) e endereço. Um erro pode fazer com que o Fisco analise com mais rigorosidade a declaração e atrasar o direito à restituição.

4 – Atente também para divergências entre os dados lançados pelos declarantes e os apresentados pelas fontes pagadoras. A multa para quem tenta enganar a Receita pode variar de 75% a 150% sobre o valor do imposto omitido na declaração.

5 – Se não der tempo para achar todos os dados, apresente uma declaração retificadora o mais rápido possível. Veja aqui como.

6 – Após a restituição, guarde todos os documentos por no mínimo cinco anos.

7 – Aproveite as madrugadas e horários após as 22 horas para declarar o imposto com mais calma. Nestes intervalos, o fluxo de contribuintes acessando o site da Receita Federal é menor.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais