![]() |
(Foto: Ascom Sebrae) |
Produtores rurais ligados à associação comunitária do povoado Flor do Brejo, em Neópolis, terão oportunidade de participar gratuitamente do “Curso de Manejo Ecológico de Sabiá e Eucalipto”. O treinamento, que será realizado na sede da associação, contará com a participação de 30 pessoas.
A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelos Frutos da Floresta, projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e apoiado pela Codevasf, Sebrae e Prefeituras Municipais.
“Mata nativa gera recursos, mas tem que saber utilizá-los. E é isso que os Frutos da Floresta propõem para o homem do campo. O projeto vem realizando várias ações no interior de Sergipe, o objetivo é a preservação e recuperação das matas nativas, com foco na sustentabilidade”, explica o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira, coordenador geral do Projeto.
Segundo Ronaldo Fernandes, instrutor da capacitação, o objetivo do curso é ensinar como conduzir as plantações dessas duas arvores para a produção de madeira, visando sua utilização doméstica e comercial.
“A madeira do sabiá e do eucalipto pode gerar recursos, tanto na produção de estacas como de carvão a ser utilizado nos fornos industriais. E é ecologicamente correta, pois se preserva as arvores nativas, não havendo necessidade de retirar a madeira da floresta. Nossa proposta é orientar na gestão e produção do negócio, torná-lo economicamente viável”, diz Ronaldo.
O curso envolve informações teóricas e atividades práticas. Ronaldo, acompanhado do biólogo José Souza de Matos, fala sobre adubação, manejo, poda, técnicas de colheitas, dando exemplos no campo do que é passado na sala de aula.
Frutos da Floresta
A proposta é desenvolver ações e práticas de conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe, buscando formar uma cultura de conservação e uso sustentável que possam ser multiplicadas respeitando a realidade regional do meio rural. O projeto tem como meta beneficiar 600 famílias sergipanas de 10 municípios e plantar 100 mil mudas de árvores nativas. No Assentamento Campo Alegre, em Umbaúba, o foco do Projeto é estimular a apicultura, os sistemas agroflorestais (que é utilizar de forma sustentável os recursos da mata), além da formação dos núcleos de sementes.
Fonte: Ascom Sebrae
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B