Demora nas agências do Banese debatidas no MPE

 Audiência aconteceu na Promotoria do Consumidor (Fotos: Portal Infonet)

O não cumprimento à Lei dos 15 minutos nas agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese) foi discutido na manhã desta sexta-feira, 16 na Promotoria do Consumidor do Ministério Público de Sergipe. Na audiência presidida pela promotora Euza Missano, com a participação de representantes do Procon Municipal e do Sindicato dos Bancários de Sergipe, o gerente de Marketing e Relações Institucionais do Banese, Edivan Clinger anunciou a implementação de um projeto do Sistema de Gestão de Atendimento nas agências de Aracaju.

De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Nubem Bonfim, foram feitas recentemente várias fiscalizações nas agências do Banese para verificar a demora na fila e os transtornos aos usuários.

Nubem Bonfim diz que agências dos bairros são as que mais ferem a Lei dos 15 minutos

“Isso após as inúmeras reclamações feitas ao Procon por clientes que guardam as senhas para comprovar. Tem reclamação de um consumidor que chegou a passar três horas em uma fila da agência Augusto Maynard. Conversamos com todos os gerentes e eles estão cientes do descumprimento da Lei dos 15 minutos”, ressalta Nubem Bonfim acrescentando estar aguardando a remessa de informações da Secretaria de Finanças.

“As agências do bairro Santos Dumont e dos conjuntos Augusto Franco e Bugio são as que mais ferem a Lei. As pessoas chegam a ficar até mesmo do lado de fora. Na agência  da Av. Francisco Porto verificamos uma bateria de quatro caixas, mas apenas dois em funcionamento.  Nas agências em que foram implantadas a Gestão de Atendimento, houve melhora no atendimento”, complementa Nubem Bonfim.

Autoatendimento

Edivan Clinger: "O Banese não rejaita usuários"

Segundo Edivan Clinger, a existência de filas nas agências do Banese se dá porque o banco não rejeita os usuários.

“O Banese aceita todo e qualquer tipo de pagamento fazendo com que suas agências fiquem sobrecarregadas. Como alternativa, busca ampliar a sua rede de autoatendimento e educa o consumidor a fazer uso desta rede. O Sistema de Gestão de Atendimento já foi implantado nas agências do DIA, do Santa Maria e em Cristinápolise já notamos uma melhoria na condição de atendimento ao consumidor”, enfatiza.

Edivan Clinger disse ainda que no novo sistema de gestão, para cada grupo de serviço haverá senha específica. “O projeto vem sendo desenvolvido desde outubro de 2013 e deverá ser implantado nas 18 agências da capital, buscando a melhoria na prestação dos serviços ao consumidor”, garante.

“O Banese apresenta problemas do não cumprimento à Lei dos 15 minutos, mas está melhor do que os outros bancos, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, que estão fazendo tratamento diferenciado no atendimento, uma pré-classificação dos consumidores em situação que deseja providência”, acrescenta o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza solicitando ao Procon que coloque nas agências o contato do órgão para que os consumidores possam denunciar.

A promotora Euza Missano marcou uma nova audiência para o dia 9 de junho. “Temos um procedimento aberto em 2013 sobre o cumprimento da Lei dos 15 minutos e pedimos ao Procon relatório com denúncias dos consumidores. Hoje estamos tratando apenas do Banese cujo representante concordou em apresentar o projeto de Sistema de Gestão de Atendimento e prazo para a implementação nas agência de Aracaju, objetivando o cumprimento”, explica.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais