Deputado elogia Pro-Jovem Campo Saberes

João Daniel: investimento para melhorar IDH (Foto: Arquivo Infonet)

O deputado estadual João Daniel usou a tribuna da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 15, para destacar um programa educacional implantado em Sergipe pelos governos Estadual e Federal. O parlamentar disse que o programa Pro-Jovem Campo Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores com idade variando 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental.

“É fundamental implementar em Sergipe esse programa, com investimentos de mais de dez milhões de reais, com oitenta por cento de participação do governo estadual. Vai beneficiar jovens em cidades onde há o menor IDH de Sergipe”, comentou. Segundo João Daniel, o programa terá 120 professores, contratados por  edital público. São originários de Sergipe e de outros estados, com parceria do com o Instituto Federal de Sergipe, onde serão capacitados. “Em seguida vão começar a dar aulas a mais de mil jovens, que farão o ensino fundamental”.

De acordo com o parlamentar, cada bolsista terá uma ajuda financeira de R$ 100 a cada 60 dias. “Os jovens terão cursos profissionalizantes para inseri-los na agricultura e na pecuária. A maioria trabalha e tem atividades produtivas. isso é fundamental para Sergipe, para o meio rural, que será beneficiado”, comentou.

O programa amplia o acesso e a qualidade da educação a uma parcela da população excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. Implementado em 2005, a ação que se  denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois  ao  Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais