Desafio Natura Campus busca novo ingrediente insolúvel

Projeto visa interação da Natura com pesquisadores (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Estão abertas as inscrições para o novo Desafio Natura Campus, iniciativa de inovação aberta que promove, por meio de redes colaborativas, a interação da Natura com pesquisadores da academia, de empresas e demais integrantes da comunidade científica em prol de avanços tecnológicos e projetos de pesquisa nos temas de inovação da Natura.

O desafio, realizado periodicamente, é uma forma da empresa estimular a criação de projetos em colaboração, a fim de gerar conhecimento novo e mais relevante, construído de forma compartilhada e que agregue valor tanto para a Natura quanto para a sociedade como um todo, explica Luciana Hashiba, gerente de Gestão de Portfólio e Redes.

Para esta edição, a Natura busca, em substituição ao hexilenoglicol, uma molécula de origem vegetal e de baixo impacto ambiental que seja insolúvel em óleo e água, para sua separação. Esse ingrediente será utilizado em uma das fases dos óleos trifásicos da marca.

Inscrições podem ser feitas até 22 de outubro (Foto: Divulgação Natura)

Os óleos trifásicos da Natura são desenvolvidos com ingredientes de diferentes densidades para formar as três fases (água, solução glicólica e óleo). Atualmente, o hexilenoglicol é utilizado na fase intermediária do produto.

A proposta será avaliada em etapas sequenciais de acordo com critérios como benefícios e maturidade da tecnologia apresentada, tempo necessário para a disponibilização da tecnologia, potencial de aplicação, vegetalização, processo de obtenção e impacto ambiental.

O projeto pode ser uma tecnologia pronta, em fase de desenvolvimento, ou uma proposta de pesquisa. Os participantes receberão, por meio do e-mail cadastrado, resposta com a avaliação do material enviado. Os autores dos projetos mais bem classificados serão convidados a visitar a Natura, conhecer o processo de desenvolvimento de produtos e interagir com os pesquisadores da empresa.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.naturacampus.com.br e as propostas enviadas até o dia 22 de outubro de 2013. Não há limite de número de projetos inscritos por pessoa.

Em 2012, a Natura destinou R$ 158,9 milhões de sua receita líquida para inovação e lançou 104 itens. A empresa acredita no modelo de inovação aberta com parcerias no país e no exterior, e investiu R$ 6 milhões, recentemente, em novos projetos por meio de Chamada do programa Natura Campus.

Atualmente, a Natura possui centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Cajamar (SP) e Benevides (PA), um centro de conhecimento em Manaus
(AM) ? Núcleo de Inovação Natura na Amazônia (NINA) ? e HUB USA (Boston e NY). O índice de inovação da empresa, nos últimos dois anos, é de 67,2%.

Histórico

Em março deste ano, a Natura lançou o Desafio Natura Campus sobre embalagens flexíveis. A empresa buscou soluções para viabilizar a reciclagem de embalagem flexível do tipo stand-up pouch (utilizada na marca SOU) e desenvolver novas propostas para a evolução da embalagem, mantendo seus pontos positivos e solucionando seus desafios.

Mais de 650 pessoas acessaram a página do Natura Campus e 17 propostas foram recebidas. O projeto ?Isolamento e seleção de bactérias produtoras de plástico biodegradável?, de Fernanda Matias, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró/RN, foi reconhecido por sua abordagem inovadora, envolvendo novos materiais e potencial biodegradável. Fernanda vai participar do Sustainable Packaging Forum, em St. Petersburg, nos Estados Unidos, entre os dias 08 e 10 de outubro de 2013.

Fonte: Ascom Natura

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais