|
Fluxo nos shoppings e centro comercial aumenta durante período (Fotos: Portal Infonet) |
Aguardada pelas crianças, o dia 12 de outubro é uma data também esperada pelos lojistas. Na semana do Dia das Crianças, o comércio em Aracaju recebe grande fluxo de clientes a procura do presente ideal. Segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), 12 de outubro é a 5ª maior data em número de arrecadação no Estado, atrás do Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais. Para este ano, a federação espera um aumento entre 4 e 5% de faturamento com relação ao ano passado.
De acordo com Thiago Almeida, gerente de uma loja especializada em brinquedos de um dos shoppings da capital, a tendência do sergipano é deixar as compras para cima da hora. “A expectativa é que o movimento aumente ao longo da semana, e o dia de maior movimento é o dia 11”, diz. Segundo o comerciante, a loja espera um crescimento de 18% no faturamento de 2011. “A preparação para a data inclui o aumento o número de mercadorias, que triplica. A quantidade de pessoas que frequenta a loja chega a cinco vezes mais”.
|
Família vai às compras e garante presente com antecedência |
O lojista ainda afirma que os produtos mais procurados neste ano são os bonecos dos personagens infantis ‘Patati e Patatá’ e ‘Galinha Pintadinha’. “Para as meninas, as bonecas e seus acessórios sempre são os brinquedos mais procurados. Entre os meninos, a preferência é entre carros de controle remoto, bicicletas e autorama”, explica Thiago.
A professora Maria Auxiliadora Rocha acompanhou o neto para a escolha do presente. “Tenho três netos, e acho que vale a pena presentear mesmo que o dinheiro aperte”, opina. O pequeno Eduardo Lima, 7 anos, não hesitou em escolher seus brinquedos favoritos. “Quero um carrinho e um conjunto de peças para montar. Fico ansioso para chegar logo o dia das crianças, para escolher meu presente”, diz.
O autônomo Carlos André Santos, pai de Eduardo, destaca a importância da negociação entre pais e filhos. “A sorte é que ele é consciente, não pede muita coisa. Mas se ele viesse pedir algo muito caro, que não estivesse no orçamento, eu iria explicar para ele e nós chegaríamos a um acordo”, afirma.
|
Shoppings investem em programações para a 'Semana da Criança' |
Para quem quer economizar no presente, o centro comercial é o local mais procurado. Jailton Santos, gerente de uma loja de bijouterias e iniciante no ramo de brinquedos, explica o motivo do novo investimento.
“Vimos que as vendas aumentam durante o período, e percebemos que esse seria um espaço em que poderíamos nos encaixar. Por isso, colocamos brinquedos com preços acessíveis, e com 25% de desconto”, conta. Os preços, que variam entre R$ 1,50 e R$ 80 na loja, parecem ter atraído a clientela. “Tem dado resultado. O movimento aumentou, não só aqui como em todo o centro. Mas esperamos que a partir de amanhã venha ainda mais gente”, diz.
A vendedora Jamile Oliveira, mãe de três meninas, acredita que comprar com antecedência é a melhor forma de economizar. “Mesmo que seja uma despesa esperada, sempre pesa na hora da compra. Mas não tem como não comprar, se não as crianças reclamam. Então a saída é vir antes, por que quanto mais o dia se aproxima, maiores são os preços”, expõe.
Vendas
|
No centro, brinquedos com desconto são opção para quem quer economizar |
De acordo com Gilson Figueiredo, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Aracaju, o foco das vendas tem se transformado nos últimos anos no período do Dia das Crianças. “Apesar de ainda ser o produto mais procurado, os brinquedos estão perdendo lugar para o ramo de confecções e eletrônicos. Isso acontece por que as próprias crianças estão mudando de opinião na hora de escolher o presente”, relata.
O presidente da Federação tambémd estaca que houve mudança também entre o perfil de compra durante a data. “Uma faixa da população que antes não tinha acesso ao comércio está entrando na parcela dos clientes. São as classes C e D, que estão ganhando espaço”, afirma.
Por Nayara Arêdes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B