Dia dos Avós: Sergipe já reúne programas de envelhecimento ativo

Estamos comemorando o Dia dos Avós nesta sexta-feira, 26, e basta reparar: já foi o tempo onde vovôs e vovós eram sinônimo de bengala, cadeira de balanço e crochê. Um aplicativo que está sendo uma febre nas mídias sócias vem mostrando que sim, as pessoas estão dispostas a assumir as rugas e cabelos brancos com saúde, energia e independência.

De acordo com o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgado em junho, as empresas estão mais abertas a contratar profissionais acima dos 50 anos. Segundo o levantamento, 91% das companhias contratariam um profissional com esse perfil para o seu quadro de funcionários. As áreas mais propensas a receber um profissional com curso superior e nesta faixa etária são, ainda de acordo com o estudo: Administrativo (75%), Gerência (70%), Contabilidade (60%), Jurídico (52%) e Tecnologia (35%).

Fábio Oliveira fala da importância de ter colaboradores com  faixa etária acima de 50 anos

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade que requer adaptações em diversos setores, inclusive nas empresas, que começam a enxergar nesse grupo de pessoas uma nova oportunidade para contratar mão de obra qualificada e com experiência. Exemplo disso é o grupo varejista Cencosud Brasil, que lançou, em 2017, o programa Talentos Experientes, como forma de incentivar a contratação deste público e promover a diversidade no time.

Hoje, a companhia conta com mais de 4.000 colaboradores nesta faixa etária, o que representa cerca de 16% do total de funcionários. Somente no primeiro semestre de 2019 foram contratadas mais de 80 pessoas que encontraram uma nova oportunidade. “Após certa idade, muitos não conseguem recolocação no mercado de trabalho, o que reduz seu poder de compra e qualidade de vida. O varejo é tido como maior empregador privado do país e, por meio do programa Talentos Experientes, podemos fazer a diferença na sociedade”, afirma Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil.

Maturidade na Faculdade

Samuel Correia voltou à sala de aula

A máxima de que sempre é tempo de investir em um sonho foi abraçada pelo administrador Samuel Correia Santos, de 67 anos. Ele resolveu voltar à faculdade com o objetivo de realizar um desejo antigo: cursar Direito. “Essa é a minha segunda graduação e aproveitei a oportunidade do Desconto Maturidade. Estou gostando muito do curso e recomendo para todo mundo que conheço”, comenta.

De acordo com a coordenadora administrativa da Faculdade São Luís de França, Rafaela Goulart, a medida faz parte da nova política

da instituição exatamente por detectar que essa é uma faixa etária desfavorecida de oportunidades no ingresso ao ensino superior. “Detectamos que as pessoas acima dos 40 anos não tinham uma oportunidade de estudo, às vezes, por conta da situação financeira ou por acharem que a vez deles já passou, e que o mais importante era deixar essa oportunidade para os filhos. Com o nosso desconto, eles podem ingressar na faculdade, em muitos casos, para a primeira graduação”, detalha.

Ainda segundo a coordenadora, os cursos mais procurados por alunos dessa faixa etária têm sido os da área de Saúde e Direito. O Desconto Maturidade oferece descontos para os que estão acima dos 50 anos.

Manter a Mente Ativa

Juliana Santana: “estudar e trabalhar estimulam o cérebro e retardam perdas cognitivas

De acordo com a geriatra Juliana Santana, atividades como estudar e trabalhar estimulam o cérebro e desaceleram o processo natural de perdas cognitivas decorrentes da idade. Inclusive, pode retardar o aparecimento de doenças como o Alzheimer, que é uma epidemia mundial – atualmente acomete 40 milhões de pessoas no mundo e até 2050, esse número será quatro vezes maior.

“As pessoas precisam começar a dar a mesma atenção à atividade intelectual que dão às atividades físicas”, alerta a médica. Com este fim, a clínica Espaço Ativo, de geriatria integrada, também promove um curso nomeado Mente Ativa.

Dra. Juliana explica como acontecem as aulas: “a teoria é dada antes da prática apenas para explicar o que vai ser feito, qual neurônio será estimulado, o que é memória, atenção, concentração, o que são funções executivas, para dar uma definição do que são as funções cognitivas que serão exercitadas. O curso é para pessoas que querem preservar sua mente e mantê-la ativa. Todos nós precisamos levantar essa bandeira do envelhecimento ativo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais