
A chegada do Dia dos Pais 2025 tem gerado boas expectativas entre donos de bares e restaurantes. Segundo levantamento da Abrasel, 76% dos estabelecimentos que pretendem funcionar na data acreditam em aumento no faturamento comparado ao mesmo período do ano passado. Desses, 26% projetam crescimento entre 6% e 10%.
A comparação com domingos comuns também reforça o cenário positivo: 78% dos empresários esperam desempenho superior. Dentro desse grupo, 23% estimam alta entre 6% e 10%, enquanto 17% apostam em crescimento entre 11% e 20%. De acordo com Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a projeção positiva tem relação com os hábitos de consumo nesta época.
“O Dia dos Pais é uma data que costuma trazer um movimento acima da média e um tíquete médio elevado, já que muitas famílias optam por comemorar fora de casa. Esse otimismo do setor é animador, especialmente diante de um cenário econômico que ainda exige cautela”, avalia.
Apesar das boas projeções, setor lida com inadimplência e prejuízos
Por outro lado, o setor ainda enfrenta dificuldades em junho, pois os resultados foram negativos, com uma redução de 3,7% nas vendas em relação a maio, reflexo de dias frios e chuvosos em diversas regiões. Apenas 40% dos empresários conseguiram lucro no mês, enquanto outros 37% ficaram em equilíbrio e 22% tiveram prejuízos, quatro pontos percentuais a mais do que no mês anterior.
Em relação ao repasse de custos, nos últimos 12 meses, 37% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços, enquanto 57% fizeram ajustes apenas conforme ou abaixo da inflação.
Solmucci destaca que, embora a recuperação esteja em curso, ela ainda é lenta e instável. Por isso, datas comemorativas como o Dia dos Pais são fundamentais para melhorar o fluxo de caixa e garantir a continuidade das operações.
*Com informações da Abrasel