Dicas sobre como planejar uma boa aposentadoria

Fonte: Pixabay

Se você sonha em poder desfrutar futuramente de uma aposentadoria confortável e livre de preocupações financeiras, saiba que é possível alcançar esse objetivo por meio de um bom planejamento a longo prazo. Não se preocupe se você ainda não tiver começado a poupar. Comece a partir de agora levando nossas dicas em consideração.

Comece cedo

Para um planejamento de aposentadoria bem-sucedido é recomendável se preparar o quanto antes. Quanto mais cedo começar a economizar, mais tempo terá para acumular o capital para o padrão de vida que deseja. Um plano preestabelecido, mesmo que sujeito a variáveis ao longo do caminho, irá lhe proporcionar maior segurança e menos preocupações com o seu futuro financeiro.

Idade

Antes de começar a economizar para sua aposentadoria, é preciso primeiramente definir com qual idade você pretende se aposentar. Tire um tempo para pensar realisticamente qual é o padrão de vida que gostaria de ter: se pretende manter o padrão atual, ter uma vida mais simples ou desfrutar de uma vida mais sofisticada.

Planilha de gastos 

Calcule suas despesas atuais e também aquelas que ainda terá quando se aposentar com 65 anos, por exemplo. Não deixe de incluir o aluguel, hipotecas referentes à compra de uma casa própria e demais dívidas a longo prazo. Algumas outras despesas talvez diminuam quando você se aposentar. É aconselhável também se programar quanto a despesas inesperadas, como consertar o carro ou fazer uma reforma em casa, para evitar adquirir dívidas durante a aposentadoria. Ao fazer isso, você poderá monitorar melhor suas despesas, que não podem ser maiores do que a sua receita mensal. Assim que perceber algum desequilíbrio financeiro, procure já entrar nos eixos, pois só reservando uma quantia no final de todo mês você irá conseguir garantir uma aposentadoria confortável.

Débitos automáticos

Uma dica para ajudá-lo a economizar é autorizar seu banco a realizar débitos automáticos da sua conta mensalmente para seu fundo reserva. Assim, você irá economizar de forma mais fácil, já que ficará habituado com uma determinada quantia todo mês.

Invista 

Uma das formas mais eficientes de aumentar o capital é através do investimento em assets mais lucrativos. Especialistas recomendam que uma pequena parte da quantia reservada à aposentadoria seja destinada aos investimentos mais voláteis. Hoje, por meio de plataformas online é possível investir em criptomoedas, em ações e em commodities diretamente do conforto da sua casa e de forma bem simples. Isso tudo graças às ferramentas voltadas para atender as necessidades dos diferentes perfis de investidores, que variam do mais conservador até o moderado e o mais ousado.

Inflação

Ao calcular seu orçamento para sua aposentadoria, não deixe de levar em conta a taxa de inflação. No Brasil, há diferentes índices de inflação. O mais utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). Este avalia o custo de vida das famílias com renda mensal entre um e quarenta salários mínimos nas principais cidades do país.

Conclusão

Para que possa desfrutar da aposentadoria dos seus sonhos é importante planejar, mas acima de tudo é preciso economizar e aplicar seu dinheiro. Não deixe de monitorar seus gastos mês a mês e esteja pronto para fazer alguns ajustes caso esteja gastando demais. Já dizia o antigo ditado popular: “Quem poupa sempre tem”.

Fonte: Daniel Antunes, escritor freelancer

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais