Dieese promove Jornada de Debates do Setor Público

Luiz Moura esclarece dúvidas dos sevidores (Fotos: Portal Infonet)

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos em Sergipe (Dieese) promoveu nesta quinta-feira, 14, a Jornada de Debates com o tema: “Finanças Públicas – Desafios e Perspectivas para a negociação no Serviço Público”. Na oportunidade, lideranças Sindicais estiveram presentes para receber esclarecimentos sobre a situação econômica do estado.

Os economistas Luiz Moura (Dieese-SE) e Ediran Teixeira (Dieese-CE) foram os responsáveis pelo evento, que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do estado de Sergipe (Sindiprev/SE). Na ocasião, Moura falou sobre a importância de tornar transparente aos servidores tudo o que diz respeito à situação econômica do estado e a quantidade de servidores que atuam nos setores federais e em cargos comissionados.  Segundo ele, os líderes sindicais devem conhecer a atual conjuntura econômica do país quanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias, Tributos e Impostos, Arrecadação, Previsão Orçamentária, entre outras.

Edram explica importância da participação dos líderes sinidicais

Ainda segundo o economista, os dados apresentados estão diretamente ligados à realidade do serviço público. Para ele, o servidor tem que estar bem informado, para poder fazer suas reivindicações baseadas em números que mostram claramente a realidade econômica do país. “Vamos mostra a situação financeira do estado, dos servidores federais em Sergipe e dos 75 municípios sergipanos. São 0,3% servidores para cada cidadão sergipano, um número muito baixo. A população deve saber quais são as políticas públicas que o estado oferece para chegar mais próximo do povo, não esquecendo os pequenos municípios, que na sua maioria é quem mais precisa do serviço público”, esclarece.

Moura explica que os municípios, em sua totalidade, estão no limite da responsabilidade fiscal, o que, segundo ele, os impossibilita de reajustar o salário do servidor. “Quando a gente olha o perfil dos servidores do município, a maioria é estatutária e outros são comissionados. Às vezes possuem maiores salários e não são contratados porque não abrem concurso. A população tem o direito de saber quem são essas pessoas, que tipo de atividade desenvolvem e seus salários.  A presidente Dilma já afirmou que vai fazer essa divulgação para  União com o nome do servidor e a remuneração. Uma curiosidade é que há 33 servidores destinados à presidente da república em Sergipe. Entretanto  podemos indagar o que esses 33 servidores estão fazendo aqui, quem são eles e o que fazem? Não conhecemos essas pessoas, mas chama atenção por causa da quantidade, uma vez que a presidente vem ao estado raras vezes”, indaga.

Reforço

O técnico responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese no Ceará, Ediran Teixeira, explica que o objetivo do evento é, também, uma tentativa do Dieese de se aproximar do setor público, que é muito presente nas filiações do Dieese. “Queremos deixar o servidor a par de como funciona o setor. Vim fazer a divulgação em Sergipe, mas até o final do ano percorreremos todas as capitais do país. o objetivo é que a gente possa qualificar os dirigentes sindicais, para que eles entendam como está o quadro econômico de seu município”, diz.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais