Edvaldo Nogueira: “vamos esvaziar os shoppings”

Edvaldo e Schuster: de mãos dadas contra taxa de estacionamento (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os internautas desencadearam uma campanha contra a cobrança de taxa de estacionamento nos shoppings da cidade, mobilizando a população para fazer uma espécie de boicote ao Riomar e ao Shopping Jardins. No final da manhã desta segunda-feira, 26, a iniciativa ganhou a simpatia do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), que considera a cobrança pelo estacionamento como uma medida gananciosa, “acima da média”.

Ao apresentar a proposta para decoração natalina à imprensa, o prefeito fez um discurso contundente contra a cobrança da taxa de estacionamento nos dois shoppings  e determinou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) medidas urgentes para liberar, já neste mês de novembro, as vagas de estacionamento no centro da cidade. “Vamos esvaziar os shoppings”, bradou o prefeito, durante a apresentação.

Para Nogueira, a medida adotada pela administração dos shoppings se traduz como uma contribuição negativa para o natal de Aracaju.  “Acho que a decisão do shopping é um desrespeito à sociedade. Tô dizendo para a população ir comprar no centro, que não se submetam a pagar estacionamento. Por isso está liberado o estacionamento no centro no período natalino até para a gente mostrar ao shopping que as pessoas têm alternativas para comprar e fazer um feliz natal”.

Batalha jurídica

O prefeito anunciou também que a Prefeitura de Aracaju continua lutando pela vigência da lei municipal que proíbe cobrança de taxas em estacionamentos dos shoppings. A lei já foi considerada inconstitucional, mas a assessoria jurídica da PMA, segundo o prefeito, já recorreu no mês passado e está aguardando julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). “Se tiver forma, a prefeitura vai continuar lutando contra porque é um absurdo a cobrança de taxa em estacionamento em shopping”, considerou o prefeito. “Acho que eles não têm compromisso com a cidade de Aracaju”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster, demonstrou satisfação com os encaminhamentos da PMA e deixou claro que não vê com bons olhos a cobrança de taxa de estacionamento naqueles empreendimentos. “Acredito que os lojistas do shopping vão sofrer”, considerou.

Mas o prejuízo maior, segundo Schuster, será para os funcionários. “Se eles forem pagar estacionamento, vai a metade do salário dos funcionários e eles não vão ter condições de pagar esta taxa”, considerou. O empresário acredita que a alternativa para os trabalhadores será criação de vagas de estacionamento em áreas paralelas onde há terrenos baldios e vai prejudicar, principalmente, os funcionários do shopping

O presidente da CDL acredita que os lojistas estão preocupados com uma possível queda nas vendas a partir da cobrança do estacionamento, mas adiantou que a entidade não fará interferência por acreditar que é um caso sem solução, uma vez que as medidas jurídicas já estão sendo encaminhadas pela Prefeitura de Aracaju.

O CDL também não tem a pretensão de intervir administrativamente porque a questão deve ser debatida, na ótica do presidente Samuel Schuster, diretamente por uma outra associação, que trata dos interesses dos lojistas instalados nos dois shoppings. Aos jornalistas, Schuster informou que está à disposição da entidade representativa dos lojistas dos shoppings e que se manifestará, caso seja procurado pelos lojistas, em apoio àquela classe.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais