Elber ressalta investimento na “sergipanidade”

Elber Batalha Filho, secretário de Estado do Turismo

Participando da 20ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM), um dos maiores intercâmbios entre empresários e trade turístico do Brasil, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, conta  ao Portal Infonet as novidades para a sua administração. Na entrevista abaixo ele fala da implantação de projetos como o ‘Barco do Forró’ e ampliação da sergipanidade, além de comentar as mudanças no Aeroporto Santa Maria. Batalha também falou sobre a possibilidade do Arraiá do Povo tornar-se uma cidade cenográfica permanente e de questões antigas, como obras do Cacique Chá e da Rua 24 horas.

Portal Infonet– Recentemente foi feita uma parceria entre a Emsetur, Setur e Funcaju. Quais foram os objetivos desta união?
Elber Batalha Filho –
A intenção foi otimizar os investimentos que o poder público fará nos festejos juninos e na sua divulgação em todo o Estado, sobretudo no momento em que existe uma política de cortes e diminuição de receitas. Com isto, faremos parceria na decoração do aeroporto, no barco do forró e em outros produtos. Esta união mostra também o alinhamento político entre as duas administrações.

Infonet – Como vai funcionar o projeto do ‘Barco do Forró’? A ideia é aliar os festejos juninos e um dos atrativos de nosso Estado, o passeio de catamarã?
EBF-
Sim. O lançamento do Barco do Forró deve ocorrer no máximo em 15 dias, mas ainda não temos a data do início deste projeto. Serão dois catamarãs fazendo programas diferenciados pelos rios Sergipe e Vaza Barris. Os turistas poderão fazer um passeio bonito conhecendo os nossos rios ao som de trios pé-de-serra, com os barcos caracterizados com motivos juninos e casais ensinando a dançar forró. A ideia é atender não somente ao turista, mas ao povo sergipano, com um programa alegre.

Infonet– A diminuição dos dias do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, não atinge negativamente o setor turístico? Pois é notório que o local é muito procurado por este público.
EBF-
Não houve diminuição. Todos os anos o espaço Arraiá do Povo fica restrito inicialmente ao mês de junho. E nos últimos anos existiu o desejo da iniciativa privada de que a cidade cenográfica tivesse seu período ampliado para que fosse mais explorado, e assim foi feito. É um processo natural e de acordo com a necessidade poderemos ampliar este prazo ou não.

Infonet– Existe um projeto antigo entre a Setur e a Sedetec de transformar esta cidade cenográfica do Arraiá do Povo em um espaço permanente. Assim, os turistas poderiam conhecer parte das tradições do nosso Estado durante todo o ano. Esta idéia pode vir a se tornar realidade na sua administração?
EBF-
Estamos trabalhando para isso. Este projeto existe sim. Para atender a ele e a outras propostas estamos tentando um crédito pela Prodetur Internacional com o BID na ordem de U$ 100milhões. Este processo de liberação de empréstimo é demorado. Estamos na segunda missão, o que seria o segundo estágio – das três existentes. Não posso estimar um prazo, pois o banco é muito exigente. Se formos contemplados, seremos o segundo estado no Brasil a conseguir êxito.

Infonet– Quais serão as providências tomadas para a recuperação do Cacique Chá, localizado no centro de Aracaju?
EBF-
Já foi concluída a licitação para a parte estrutural (obra física) do Cacique Chá. Este tema está na pauta do governador e acredito que até a próxima semana a Ordem de Serviço seja assinada. Esta obra faz parte da recuperação do Centro Cultural e Arquitetônico da nossa capital, pela qual já passou o Palácio Olímpio Campos, o prédio da Procuradoria e a Praça Fausto Cardoso. O objetivo é mantê-los como quando foram fundados. Para a reestruturação do local ser completa vai ser necessária a restauração dos painéis de Genner Augusto, que estão nas paredes do Cacique Chá. Para tal, ainda ocorrerá a licitação. Após a reforma o local servirá para divulgar o artesanato e obras de arte.

Infonet– E o Centro do Turismo (Rua 24 horas), quando ficará totalmente pronto?
EBF-
Encontramos um entrave na celeridade da obra. O Ministério Público quer que as obras sejam feitas com adaptações para portadores de necessidades especiais, mas o prédio é tombado – o que proíbe mexer na parte estrutural. Concordamos que uma nova obra deve atender a acessibilidade e técnicos estão estudando como poderemos atender a estas duas demandas.

Infonet– E há outra cobrança antiga, que é a melhoria do Aeroporto de Aracaju.
EBF –
Estamos conversando com todos os segmentos envolvidos no turismo e ficou decidido que serão feitos alguns paliativos para atender a algumas demandas. A Infraero irá disponibilizar o ônibus para locomoção dos passageiros do avião até ao saguão de desembarque. Atualmente as pessoas fazem este percurso caminhando, até mesmo quando está chovendo. Iremos aumentar o número de cadeiras de espera, pois quando o aeroporto foi construído os aviões eram menores e não existia a necessidade de uma quantidade maior, mas hoje é outra realidade.

Simultaneamente estamos trabalhando para aumentar o número de locais para estacionar as aeronaves. Só existem quatro delas mesmo havendo o pedido de 10 novos vôos para cá e de o aeroporto ficar com vários horários ociosos. Conseguimos que independente da nova obra no aeroporto- que deverá ter sua licitação no início do ano que vem- a Infraero amplie o pátio dobrando o número de estacionamentos e atendendo a alguns destes pedidos. Esta obra de ampliação do pátio deve ser entregue em setembro.

Infonet– E a reforma do aeroporto?
EBF-
Para a grande reforma do aeroporto necessita-se de quatro mudanças importantes: resolver o problema da lixeira, de onde saem os urubus que já trouxeram problemas em alguns vôos; adequação viária de todas as ruas circunvizinhas do aeroporto – e para isso será necessário desapropriar e beneficiar moradores de algumas casas -; ampliação da pista de vôo; construção de outra pista para taxiar e um novo terminal com 40 mil/m². Os projetos de desmonte do morro e da adequação viária já estão prontos, pois são a parte que cabe ao Estado. Acredito que a Infraero inicie a licitação desta obra no início de 2012.

Infonet- Qual a importância da presença de Sergipe na BNTM?
EBF-
A BNTM é uma das maiores feiras nacional do turismo e que atrai um grande público técnico da área. O objetivo é vender nosso Estado como destino de viagem. Estaremos com um grande estande de Sergipe nesta feira, vendendo o destino, fazendo parcerias e novos negócios. Este trabalho conta com a parceria da Setur, Emsetur, a Funcaju e a Secretaria de Turismo de Canindé do São Francisco.

Infonet- A ideia é ampliar o turismo no Estado e acabar com o estigma de que o Estado atende bem o ‘Turismo de Negócios’?
EBF-
É importante achar atrativos para este tipo de turismo, por que ele mantém a média da ocupação na baixa estação. A nossa potencialidade turística cai na época da chuva. Entre maio e agosto, por exemplo, teremos cinco grandes conferências nacionais que atrairão mais de seis mil turistas. Mas o que queremos também é expandir o turismo no Estado e fazer dele um destino mais procurado.

Infonet– Quais os próximos projetos para o setor turístico?
EBF-
Estamos com um projeto de investimento na ordem de R$ 1,5 milhão em divulgação turística de Sergipe como destino. Esta é uma parceria do Governo do Estado e a Prodetur Nacional. E também temos outro projeto para ampliar a sergipanidade do nosso povo, queremos que ele conheça e tenha orgulho do que tem. Iremos catalogar os pontos turísticos do Estado e fazer com que o próprio sergipano conheça alguns deles, a exemplo da Lagoa Redonda, em Pirambu, o Banho do Prata, em Japaratuba, as praias do litoral Sul, e o turismo sacro de São Cristóvão e Laranjeiras. A intenção é que o sergipano seja o principal divulgador dos locais turísticos do seu Estado. Esta campanha será iniciada no segundo semestre deste ano. O fomento ao turismo interno e a valorização da sergipanidade são diretrizes do Governador Marcelo Déda.

Por Raquel Almeida (Editora do Portal Infonet enviada a Natal onde também participa da BNTM, a convite da Secretaria de Estado do Turismo)

***A matéria foi alterada às 22h24 para correção do valor do empréstimo internacional. Onde estava R$1milhão na verdade era U$100 milhões

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais