Embrapa realiza curso sobre proteção da citricultura

Curso destacará a proteção dos laranjais (Foto: Divulgação Embrapa)

Com o objetivo de compartilhar responsabilidades no diagnóstico de pragas e doenças que causam grandes impactos econômicos na cultura do citros, a exemplo do Greening, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), está programando para os próximos dias 27 e 28 deste mês, o Curso de Capacitação de Engenheiros Agrônomos e Florestais para Emissão de Certificados Fitossanitários de Origem (CFO/CFOC) na área da citricultura.

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas destinadas não só a Engenheiros Agrônomos e Florestais do seu próprio quadro funcional, como também aos autônomos que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural aos produtores citrícolas. As inscrições poderão ser feitas a um valor de R$ 100,00 na sede da empresa, localizada na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, bairro Capucho, Aracaju/SE ou pelo telefone 079 – 3234-2693 / 8816-6922 e falar com Aparecida.

Os temas a serem abordados irão proporcionar aos participantes maiores conhecimentos sobre classificação taxonômica, monitoramento, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte de amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras da Aleurocanthus woglumi (Mosca Negra dos Citros e Bactrocera carambolae (Mosca da Carambola); bioecologia , sintomas, sinais, plantas hospedeiras da Candidatus liberibacter ssp (HLB); da Guignardia citricarpaI (Pinta Preta) e Xanthomonas axonopodis (Cancro Citrico); normas sobre Certificação Fitossanitária de Origem, trânsito de plantas, partes de vegetais e produtos de origem vegetal, com potencial de ser via de introdução e disseminação de Praga Quarentenária A2 e ações de prevenção e método de controle para o HLB, Pinta Preta, Cancro Cítrico, Mosca Negra dos Citros e Mosca da Carambola.

O curso de capacitação contará como palestrantes os pesquisadores Dr. Marcelo da Costa Mendonça – Engº Agrônomo e Entomologista da Emdagro/SergipeTec; o Engº Agrônomo e Fitopatologista Marcelo Brito de Melo – Emdagro/Embrapa; e a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Engª Agrônoma Maria Aparecida Andrade Nascimento.

Após a capacitação os profissionais serão inscritos no Cadastro Nacional dos Responsáveis Técnicos habilitados para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO/CFOC) para a cultura do citros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e receberão uma carteira de habilitação com validade de 5 anos para atuarem nessa cultura.

Prevenção

Segundo a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, O curso faz parte do trabalho de prevenção que o Governo do Estado vem realizando para proteger a citricultura sergipana. “Quando fomos notificados pelo Estado da Bahia sobre o surgimento de pragas como a Pinta-Preta e Mosca Negra, além da suspeita do aparecimento do Greening nos pomares baianos de citros, imediatamente o Governo do Estado, através da Emdagro, lançou um alerta aos nossos produtores e intensificou ainda mais os trabalhos de prevenção das nossas fronteiras”.

“Essa ação é de fundamental importância por dividirmos com os agricultores e produtores de citros a responsabilidade com a proteção dos pomares sergipanos. Além do mais, faz com que Sergipe possua um efetivo maior de técnicos capacitados em diagnosticar essas pragas, já que profissionais autônomos poderão participar do curso”, explicou Aparecida.

Fonte: Ascom Emdagro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais