![]() |
Dilermano: alerta para a elevada carga tributária (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Por iniciativa de jovens empreendedores, Sergipe está na rota dos brasileiros que se demonstram indignados com a elevada carga tributária. Neste sábado, 15, o Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE/SE) realizou a sétima edição do Feirão do Imposto Nacional em um espaço do Shopping Riomar, oportunidade em que o grupo colheu assinaturas para um abaixo assinado que visa apresentar propostas de redução da carga tributária, que serão encaminhadas à presidente Dilma Rousseff.
A mobilização acontece em nível nacional. Em Sergipe, já foram coletadas 1,2 mil assinaturas, segundo informações do presidente do CJE/SE, Dilermano Júnior. As assinaturas, conforme assegura Júnior, foram colhidas durante a atividade ocorrida no sábado no Shopping Riomar.
No entanto, os interessados em assinar as propostas podem ter acesso ao abaixo assinado na sede da Associação Comercial de Sergipe (Acese), localizada à rua do Prado Franco, no centro de Aracaju.
![]() |
Marta Figueiredo: impostos gera dificuldades |
No stand instalado no Shopping Riomar, além de acesso ao abaixo assinado, os visitantes tiveram a oportunidade de constatar o percentual do imposto cobrado para cada produto adquirido pelos brasileiros, além de acompanhar os valores arrecadados pelo Governo em tempo real, números que foram disponibilizados pelo impostômetro, com link direto nos dados disponibilizados pelo Ministério da Fazenda.
Neste ano, segundo Dilermano Júnior, há perspectiva de maior crescimento na arrecadação uma vez que a marca de R$ 1 milhão na arrecadação foi registrada em tempo recorde: 15 dias antes desta marca ser alcançada no ano passado, segundo o Conselho. Entre os mais altos, estão impostos que incidem sobre o consumo de energia elétrica [45,8%], cachaça [83,07%] e cigarro [89%].
Para construir a tão sonhada casa própria, por exemplo, segundo dados do Conselho, o brasileiro tem que destinar 49,5% do investimento para pagamento de impostos.
A população adere à mobilização dos jovens empreendedores. A médica Marta Figueiredo passou no stand e fez questão de assinar o abaixo assinado. “Sabemos que os impostos são agregados a tudo que compramos e isto provoca maior dificuldade para aquisição e também aumenta a inflação”, considera a médica. “O mais grave é que não se vê que tipo de benefício é feito com o que se paga”, considerou.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B