Empreendedores rurais e urbanos são premiados pelo BNB em Sergipe

Empreendedores rurais e urbanos de oito municípios são premiados (Foto: Ascom/BNB)

Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados nesta terça-feira (14), como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas diversas, na área de atuação do Banco do Nordeste em Sergipe. A solenidade de entrega do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB de Agricultura Familiar foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.

Crediamigo

O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas Crediamigo (microcrédito urbano) e Agroamigo (microcrédito rural). Na premiação do Crediamigo, a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia é a empresária Maria José da Silva Tavares, de Nossa Senhora do Socorro. A experiência com vendas em empresas de cosméticos e uma formação em empreendedorismo trouxeram diferencial à empreendedora, que consolidou a loja como referência para a região.

Na categoria Produção e Comercialização, o troféu ficou com Josefa Andrade dos Santos, de Itapicuru, na Bahia – município atendido pela unidade do Crediamigo em Tobias Barreto. A loja conta com os mais variados produtos, como artesanatos em plástico, artigos de cama, mesa e banho, além de cosméticos. Com orientação do programa, dobrou o total de produtos vendidos.

“Os investimentos com o Banco deram força ao meu trabalho, que tem dado bons frutos. Já tive uma equipe de quase 30 bordadeiras e, além de clientes do estado, vendo também para Maceió. Tenho muito a agradecer pelo reconhecimento”, disse a empreendedora.

E na categoria Empreendedorismo Sustentável, a vitória é de Rubens Alves, de Tobias Barreto. Ele reforma estofados e adquiriu uma máquina para reutilizar sobras de espuma no enchimento de almofadas.

“O começo foi difícil, principalmente por falta de recursos, mas nunca desisti. Esse prêmio é prova de que o trabalho que fazemos há mais de 20 anos deu certo”, afirmou.

Agroamigo

O evento seguiu com a premiação dos produtores atendidos pelo programa de microcrédito rural (Agroamigo). Na categoria Empreendedorismo da Agricultura Familiar, o vencedor é o produtor Valdomiro Oliveira Lima, do município de Itabaianinha. A modernização da propriedade é foco na propriedade: em 2019, ele financiou a compra de três bovinos de alto padrão genético e conseguiu ampliar a renda familiar em mais de 50%.

Na categoria Inovação e Tecnologia, o prêmio ficou com a produtora Gilvanda de Oliveira Barbosa. A criação de ovinos com alto padrão genético aumentou a renda da família e, no ano passado, a produtora registrou a primeira cria 100% pura de origem da propriedade. E na categoria Sustentabilidade, a vencedora foi Rosa de Oliveira Lopes Silva, que investiu em placas solares para alimentar a bomba d’água, a máquina forrageira e as ordenhas, no município de Poço Redondo.

Agricultura familiar

O produtor Jácome Aragão Costa, cliente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é o vencedor na categoria Inovação e Tecnologia. Na propriedade em Itabi, região do Médio Sertão do estado, a produção subiu de 350 litros para 900 litros de leite por dia, um aumento de quase 300% em apenas três anos.

“Com a parceria do Banco, consegui crescer enquanto agricultor. No começo eu não tinha máquinas, e hoje tenho trator, plantadeira, máquina de fazer silo, niveladora. O BNB é pioneiro em dar assistência aos produtores”, disse o ganhador.

Na categoria Empreendedorismo da Agricultura Familiar, o premiado é João Alcides Hora Silva, de Itabaianinha. Com apenas 21 anos de idade, João Alcides tem uma produção diversificada. Cria gado para corte, frangos e ovinos, além de cultivar milho e mandioca. Com os financiamentos do Banco, realizou melhoramento genético no rebanho e aumentou a produtividade.

O superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. “Sempre que realizamos um prêmio como esse, revelamos ao público uma série de excelentes casos de sucesso. São pessoas que trabalham com muita garra, geram renda familiar e inspiram outros empreendedores e produtores rurais a investirem em seus negócios, que ajudam a movimentar a economia da região”, disse o superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana.

Comissão julgadora

Os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para os empreendimentos rurais, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Balanço

De janeiro a outubro, o Banco do Nordeste registrou total de R$ 519,4 milhões em aplicações destinadas a mais de 139 mil empreendedores urbanos e rurais em Sergipe, por meio dos programas de microcrédito (Crediamigo e Agroamigo). E por meio do Pronaf, mais de 19 mil agricultores familiares receberam R$ 127,6 milhões em crédito no estado.

Fonte: BNB

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais