Empresa sergipana vai explorar gás no Maranhão

A Rede PetroGás Sergipe tem mais um motivo para comemorar. Uma das empresas ligadas à Rede, a Engepet assinou na manhã desta sexta feira, 3, um contrato de concessão com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para exploração do campo de gás denominado Oeste de Canoas, localizado no Estado do Maranhão.

Segundo Homero Pessoa Pinto, sócio administrador da Empresa de Engenharia de Petróleo Ltda. (Engepet), a produção de gás só deverá ser iniciada no primeiro trimestre de 2011 e será realizada em parceria com a Perícia Engenharia, outra empresa sergipana, sócia da Engepet no consórcio. “Quem está no Maranhão e assinou o contrato com a ANP foi nosso sócio Cleber Bahia Silva Junior”, diz Homero.

A Perícia Engenharia é majoritária nas ações do Ativo. Como os poços estão em estado de abandono temporário desde 1982, uma séria de providência devem ser tomadas pelas empresas parceiras antes de se iniciar a produção de gás.

“Depois da assinatura do contrato vamos precisar reparar as locações dos poços, adquirir tubulações e acessórios de colunas de trabalho e de produção, adquirir equipamentos para a futura estação de produção, contratar sonda para operar nos quatro poços do campo, contratar serviços de operações especiais, intervir com sonda nos quatro poços do campo para avaliá-los e equipar para produção aqueles que se mostrarem economicamente viáveis”, explica Homero Pessoa.

Somente após executar essas atividades e construir a estação de produção é que terá inicio a produção do campo. É uma conquista e um desafio para a empresa sergipana, que está confiante nessa nova missão.

A Rede PetroGás Sergipe é formada por 120 empreendimentos da cadeia petróleo e gás. O grupo conta com o total apoio do Sebrae e da Petrobras, parceiros no desenvolvimento das ações do projeto petróleo e gás.

Rio Oil e Gas

No período de 13 a 16 de setembro de 2010 a ENGEPET estará no Rio de Janeiro. A empresa, juntamente com mais 15 empreendimentos ligados a Rede PetroGás Sergipe, estará na Capital carioca participando de mais uma edição da “Rio Oil e Gas”, uma das maiores feiras do segmento de petróleo e gás da América do Sul e do mundo. Além de divulgar seus produtos e serviços e ter a oportunidade de firmar novos contatos comerciais, os sergipanos também terão oportunidade de participar de uma rodada de negócios internacional.  

Engepet

Com dez anos de mercado, a ENGEPET trabalha com engenharia de petróleo. A empresa presta serviços na elaboração de projetos e fiscalização de operações de perfuração, completação, restauração e estimulação em engenharia de petróleo.

Os serviços são direcionados para a fiscalização de perfuração, completação, avaliação, restauração e estimulação de poços; instalações de produção de petróleo e gás; consultoria na área de prevenção e remoção de dano à formação, química de interface, desenvolvimento de produtos químicos e formulação de fluídos de perfuração; completação, restauração, acidificação de matriz, estimulação e tratamento com solventes; além do fornecimento, montagem e condicionamento de sistemas de produção de óleo e gás natural de pequeno e médio porte.

Os produtos fabricados pela ENGEPET são árvore de natal (equipamento de cabeça de poço) especial para sistema de bombeio pneumático tipo BPZ, adaptadores/suspensores para o mesmo sistema de bombeio pneumático e sistema de injeção de vapor com produção simultânea de petróleo (ICVPA). O endereço eletrônico da empresa é www.engepet.com.br , e-mail  homero@engepet.com.br , telefones (79) 3246-2678 e 9979-0280.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais