Empresários fazem parceria para renegociar dívidas

0
Empresários e governo debatem problemas do setor (Foto: Ascom/Sefaz)

Uma reunião ocorrida na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) na manhã desta sexta-feira, 21, definiu uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL) e o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe para realização de uma série de encontros em que o objetivo é levar informação através de ciclos de debate de assuntos de interesse da classe lojista no Estado.

No dia 08 de agosto, na sede da CDL, as entidades vão promover a reunião-almoço dentro do Projeto "Conversando Com o Lojista", com as presenças do secretário da Fazenda, Josué Modestos Passos, e da superintendente da Sefaz, Silvana Maria Lisboa, quando tratarão dos assuntos diretamente com os lojistas e associados da CDL, FCDL e CRC.

A ideia da parceria surgiu do desejo da Sefaz de ampliar a divulgação do programa especial de negociação de dívidas de ICMS que está em curso, além de incentivar a possibilidade de reunir os empresários para esclarecer mais de perto temas sugeridos pelas entidades ligadas ao comércio em Sergipe.

A partir disso, discutiu-se a integração com um projeto da CDL e FCDL de organizar um evento periódico para debate de assuntos do cotidiano dos lojistas e enxergou a oportunidade de realizar uma série de eventos em que o Fisco estadual, os contadores e os lojistas conversem e esclareçam dúvidas em um mesmo ambiente.

Reunião dia 08 de agosto

Ao final da reunião, foi fechada a parceria entre Sefaz, FCDL e CDL/AJU, com a inclusão ainda do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, para sempre que houver demanda, haja a participação integrada nos debates.

O primeiro encontro dentro do projeto de parceria está sendo agendado para o dia 8 de agosto, com uma reunião-almoço, às 12h, reunindo como público-alvo profissionais de contabilidade, lojistas e empresários ligados às diversas entidades que os representam no Estado.
Para o presidente da FCDL/SE, Edivaldo Cunha, a reunião foi bastante produtiva, não somente pelas definições sobre a série de encontros, mas principalmente pela iniciativa de atuação conjunta para levar informação aos empresários e profissionais da contabilidade.

"Primeiramente, queremos parabenizar a Sefaz pela iniciativa de nos procurar para estreitarmos as relações, ajudando a quebrar um tabu que existia entre comércio e a Secretaria da Fazenda. E também por trazer um assunto tão importante que é a negociação especial de dívidas de ICMS, dando uma oportunidade para regularização das empresas neste momento. Temos muito a agradecer por isso", declarou.

"Considero de fundamental importância esse diálogo que estreita esse relacionamento entre o Estado e os empresários e lojistas. Devo registrar a sensibilidade que o secretário da Fazenda e o governo em si tiveram em se preocupar com as empresas, fazendo com que esse parcelamento dê uma condição maior para aqueles que estejam com o caixa apertado ou com alguma inadimplência regularizarem sua situação", avaliou o presidente da CDL, Brenno Barreto.        

Evento dos Lojistas

De acordo com a representante da Sefaz, a auditora Suzana Lima Carvalho, inicialmente a realização da reunião teve o objetivo de ampliar a divulgação do parcelamento especial de dívidas com o ICMS, buscando tirar dúvidas e alertando para o encerramento do prazo de adesão (12 de setembro).

"A partir dessa iniciativa, a Sefaz se colocou à disposição para ampliar também o leque de assuntos para sempre que houver necessidade participarmos de eventos promovidos pela FCDL e pela CDL, principalmente em municípios do interior do Estado", explicou Suzana Carvalho, destacando a integração com o CRC "para agregar valor a esses eventos, contribuindo com assuntos de relevância também para o público participante".       

Fonte: Ascom Sefaz 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais