Empresários mostram como trabalhar a gestão de resíduos

Evento ocorreu no Sebrae(Fotos: Portal Infonet)

Visando orientar os empresários sobre como aumentar o faturamento da empresa fazendo do resíduo um negócio foi realizado nesta quinta-feira, dia 23, o workshop Gestão de Resíduos como Vantagem Competitiva. O evento idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) ressalta a Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos,- onde as empresas deverão atender às exigências, sob pena de arcar com as consequências legais.

Empresas que trabalham com gestão de resíduos sólidos explanaram sobre o assunto, a exemplo da 3R, do empreendedor Maurício Bomfim da Silva. "A 3R trabalha com o recolhimento de materiais eletrônicos que são descartados pela população como notebook, celular, pilhas, televisores, etc. O que seria para muitos um ‘lixo’, para nós é lucro", diz Maurício Silva.

Empresário Maurício Bomfim abraçou a causa da sustentabilidade

Ele conta que a empresa abraçou a causa da sustentabilidade há três anos. “Com todo o material doado nós fazemos um processo reverso, desmontamos, separamos o ferro, o plástico, a placa mãe, o vidro e enviamos para as empresas que trabalham com esses materiais em separado", diz ele, acrescentando que busca  conscientizar as pessoas a doar este material e não jogar fora. "Só o fato da pessoa doar e dá um destino certo, ela está ajudando na questão do lixo, das enchentes. Porque uma pessoa que pega o material, recolhe a exemplo do catador, ele retira a parte de cobre e os outros materiais são deixados lado, muitas vezes jogando no meio da rua".

Sebrae

A analista do Sebrae, Débora Mendonça, destacou a importância do evento. “O Sebrae olha com muito cuidado para a sustentabilidade. Temos a preocupação de incentivar também nossos clientes que são micro e pequenos empresários a terem essa oportunidade de geração de negócios através de resíduos”, conta.

Material eletrônico descartado é reaproveitado por empresas

Débora Mendonça esclarece ainda que o Sebrae possui um projeto para orientar os microempreendedores que tenham interesse em trabalhar com a gestão de resíduos em suas empresas. “Os empreendedores que já querem cuidar dos seus resíduos, podem contratar uma empresa de consultoria sediada pelo Sebrae para cuidar disso. Essa consultoria tecnológica na área de meio ambiente já existe. Como o Sebrae é a casa do micro e pequeno empresário, a gente reúne alguns nomes de empresas que possam estar colaborando com outras, e que queiram fazer do seu produto um bom negócio”, diz.

Por Aisla Vasconcelos

Débora Mendonça, analista do Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais