Empresas receberão auxílio para práticas inovadoras

Capacitação começou nesta segunda-feira, 6 (Foto: Alfredo Moreira)

Começou nesta segunda-feira, 6, na sede do Sebrae, a capacitação dos 45 profissionais sergipanos que irão atuar como Agentes Locais de Inovação (ALIs). Eles terão como meta estimular a adoção de práticas inovadoras nos empreendimentos localizados nos municípios da Grande Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Neópolis e Carmópolis.

Os ALIs foram aprovados em um Processo Seletivo realizado em janeiro deste ano. Destes, 30 começarão a exercer as suas atividades logo após o termino da capacitação, no dia 01 de abril, enquanto os outros 15 fazem parte de um cadastro de reserva e serão convocados de acordo com as necessidades do projeto.  Os agentes são contemplados com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o treinamento, os alunos recebem informações sobre gestão, liderança, micro e pequenas empresas, inovação, relações interpessoais e atuação do Sebrae e órgãos de fomento à inovação. Após essa etapa, os agentes começam a realizar as visitas nas empresas dos setores de metal-mecânica, têxtil e confecção, alimentos e bebidas, tecnologia da informação e educação.

“Queremos implementar ações que melhorem a gestão organizacional, processos, marketing, além da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. Para isso serão oferecidas consultorias e outras atividades que possam fortalecer os pequenos negócios”, explica a gestora do projeto, Débora Mendonça.

No primeiro ciclo do ALI, realizado entre os meses de novembro de 2009 e novembro de 2011, os Agentes Locais de Inovação visitaram e acompanharam 1260 empreendimentos. O novo ciclo prossegue até abril de 2014 e tem como objetivo atender 1,5 mil empresas.

O projeto

O projeto ALI é uma proposta do Sistema Sebrae para atendimento contínuo nas micro e pequenas empresas. Trata-se de um modelo que busca fomentar a inovação em produtos, processos e gestão. O processo de execução do projeto segue quatro fases distintas. Na primeira delas, o ALI seleciona as empresas a serem visitadas. Nesta fase, ocorre a sensibilização do empresário quanto à importância da implementação da proposta.

Em uma segunda etapa, o agente aplica dois tipos de diagnósticos na empresa: um Diagnóstico Empresarial e um Diagnóstico de Inovação. Essas são as ferramentas básicas que subsidiarão a elaboração de um Plano de Trabalho, onde são sugeridas ações de inovação para melhoria da empresa.

Na quarta e última fase, a empresa contratará o Provedor de Soluções que executará as ações apontadas no Plano de Trabalho. O investimento necessário para a execução das soluções apresentadas no Plano são subsidiadas pelo Sebrae em até 80%, ficando 20% sob a responsabilidade da empresa. Caberá também aos Agentes Locais de Inovação elaborar, na fase de conclusão do projeto, dois artigos científicos sobre a capacidade inovadora dessas organizações.

Fonte: Sebrae

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