Encontro discutirá estratégias para o empreendedorismo

Seminário contará com uma Rodada de Negócios

O Sebrae promove nesta terça-feira, 5, a partir das 8h, no Hotel Confort Inn, o I Seminário Desafios do Ecossistema Empreendedor. O evento vai reunir estudantes, representantes de instituições de ensino superior, startups, empresas júniores e palestrantes convidados para discutir estratégias que facilitem a difusão do empreendedorismo em Sergipe.

A ideia é formar uma rede, a partir da colaboração de governos, instituições de fomento, universidades e empresários, que viabilize a atuação dos novos empreendedores, gerando oportunidades e estimulando o desenvolvimento do estado. O Seminário será aberto ás 9h com a Rodada de Oportunidades, um encontro de negócios em que startups e empresas júniores irão ofertar seus produtos e serviços para empreendimentos de diversos setores da economia sergipana.

À tarde, a partir das 14h30, o evento prossegue com o painel Inovação X Investidores, com a participação do representante da Anjos do Brasil em Sergipe, Roger Barros, e do presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul, Benício José de Oliveira Filho.

A programação conta ainda com a Oficina Pitch para Investidores, mediada pelo CEO do Grupo Rede +, Rodrigo Paolilo, e uma Mentoria para professores universitários, com a gerente do I-Tec, Thyara Figueiredo.

A participação nas palestras é gratuita, enquanto as inscrições para a Rodada de Oportunidades custam R$ 50. Ambas as inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, ou no local do evento. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 2106-7763.

O Ecossistema Empreendedor

O Ecossistema Empreendedor parte do princípio de que assim como na biologia, todos os elementos são dependentes do meio em que estão inseridos. Dessa forma, o ambiente em que uma empresa está presente afeta diretamente na sua capacidade de crescer.

Assim, o ecossistema busca oferecer oportunidades, sobretudo ás startups e novas empresas, para que elas consigam inovar. Por meio de eventos e colaboração, os envolvidos buscam suprir as necessidades uns dos outros e formar parcerias.

Dentro desse cenário, diferentes agentes são protagonistas da transformação, com destaque para as universidades. Elas potencializam o surgimento de novo empreendedores, despertando o sonho e a inovação em seus alunos e na comunidade onde está inserida.

No Brasil ainda faltam estratégias para essas instituições multiplicarem o número de universitários que criam empresas inovadoras. Um estudo do Sebrae e da Endeavor mostrou que embora 65% dos docentes estejam satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro da universidade, a média entre os alunos é de apenas 36%.

Uma das causas para essa percepção divergente é a falta de conexão entre seus professores e o mercado. Por mais que metade deles apoiem e/ou estejam relacionados ao movimento de educação empreendedora, 48% deles relataram nunca terem tido uma experiência empreendedora, sendo que 38% não têm vontade e/ou tempo para abrir seu próprio negócio.

Fonte e foto: Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais