Estado pode investir em miniusina de etanol criada pelo ITP

Déda ressalta importância do projeto para agricultura familiar

Em recente visita a cidade de Divina Pastora, distante 39 quilômetros da capital Aracaju, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, solicitou um estudo sobre a viabilidade de implantação da miniusina de etanol – projeto do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) –, em outros municípios sergipanos. “Essa é uma experiência inovadora e estou muito bem impressionado, porque é um projeto que pode ajudar a agricultura familiar, diminuir os custos de órgãos municipais e estaduais, e pode ser um produtor de energia limpa, renovável, melhorando também a qualidade ambiental das cidades onde for usado”, disse.

A miniusina produtora de etanol é um dos serviços de consultoria e assessoria que o Instituto de Tecnologia e Pesquisa desenvolve em Divina Pastora desde 2009 em diversas áreas, o que inclui o meio ambiente. Pode utilizar, dentre outras culturas, a cana-de-açúcar, matéria prima fornecida hoje por pequenos agricultores da região, o que aquece a agricultura familiar.

Segundo o engenheiro ambiental do ITP, Carlos Eduardo Rêgo, a miniusina está em fase de implantação e aguarda a licença ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). “O ITP está no assessoramento técnico da miniusina, ou seja, na operação. Assim que a licença sair iniciaremos a produção”, diz Rêgo.

Em funcionamento, a miniusina terá capacidade de produzir 500 litros de combustível em 24 horas. Abastecerá a frota da Prefeitura de Divina Pastora. O etanol produzido na miniusina atende aos padrões da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Fonte: ITP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais